terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pessoal!!!
Nest Post eu vou recomendar alguns espumantes para podermos comemorar o Ano Novo!!!

Peço a colaboração de todos para que comentem e coloque qual será seu espumante escolhido para o Ano Novo e qual receita irá fazer.

Vem ai o Ano Novo!!! 2014!!!



Pessoal!!!
Vem ai 2014!!!
Nada melhor do que começar o ano com um ótimo espumante, concordam?

Ai vai um conselho: na hora da virada, por favor, NÃO sacudam e balancem para estourar o seu melhor espumante... isso vai estragar a estrutura do vinho!!! Se quiser "estourar um Champagne", não estoure um Champagne, estoure um espumante de baixa qualidade como sidra da Cereser. OK???Não vai querer jogar fora um Moët Chandon, certo?

Recomendo a todos os brasileiros que optem pelo espumante nacional, pois o Brasil produz excelentes espumantes e seu clima (serra gaúcha) é parecido com o da região de Champagne na França. Ajudem o produtor brasileiro!!! Nessa comemoração, comprem espumantes nacionais!!! Colaborem com o mercado de espumantes brasileiro.

Vai ai alguns rótulos que experimentei nas feiras de vinhos como o Brinda Brasil, todos são muito bons!!! Seguem as dicas:

OBS: As informações são retiradas dos sites de cada um dos fabricantes.

A Chandon:

Em 1973, a Maison Moët & Chandon decide apostar no potencial vitivinícola brasileiro e inaugura a Chandon em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. O investimento cresce e se consolida. Atualmente, a empresa é líder absoluta no segmento de vinhos espumantes naturais de luxo.




Além do Brasil, a Chandon também é produzida na Austrália, Califórnia e Argentina, sendo estas as 4 subsidiárias especializadas em espumantes naturais da Moët Hennessy, a divisão de vinhos e destilados do grupo francês LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton).

Chandon Passion:



Suave e delicado, o Chandon Passion traz toda a expressão aromática de frutos tropicais das uvas Malvasia Bianca, Malvasia de Cândia e Moscato Canelli que, associadas à uva Pinot Noir, conferem a este sensual espumante sutis tons rosados.

Espumante meio doce elaborado a partir de um “assemblage” original e ousado das variedades Malvasia Bianca, Malvasia de Cândia, Moscato Canelli e Pinot Noir. Apresenta uma cor levemente salmão, uma espuma abundante com formação de um colarinho bem definido e borbulhas finas, ativas e numerosas.

Os aromas frutados lembram o maracujá, o pêssego, a lichia e o jambo com toques florais de rosas. No paladar, após um ataque de acidez, a maciez do vinho base e do licor revelam a harmonia e a complexidade deste sutil equilíbrio, com um final intenso a frutas tropicais. 

Harmonização:
  • Aperitivos e entradas
  • Frutos do mar
  • Sobremesas
  • Massas e pizzas
  • Salmão com diversos preparos
  • Peixes com molho de maracujá
  • Sobremesas a base de frutas vermelhas

Chandon Réserve Brut



Resultado da harmonização das melhores uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, o Chandon Réserve Brut revela uma grande sutileza aromática lembrando frutas cítricas, maçã verde e frutas secas em um paladar perfeitamente equilibrado.

Elaborado a partir do clássico “assemblage” de três variedades da Serra Gaúcha: Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir. Caracteriza-se por sua delicada cor amarela com reflexos dourados, sua espuma abundante e persistente com formação de um colarinho no contorno da taça e seu “perlage” de borbulhas finas, ativas e numerosas.

O aroma apresenta características florais (flores brancas) e frutadas (cítricos, maçã e um toque de abacaxi) com uma nuance de pão fresco. O paladar começa por um ataque franco de uma acidez equilibrada, continua com uma nítida sensação de redondeza e frescor; e finaliza com notas de frutas secas e cítricas com uma persistência média.

Harmonização:
  • Aperitivos e entradas
  • Frutos do mar (cru, grelhado ao vapor)
  • Massas e Risotos
  • Aperitivo com ou sem amuse-bouches
  • Ostras frescas
  • Saladas com dominante de folhas verdes
  • Sushis e sashimis
  • Queijos leves


Chandon Brut Rosé:



Reluzente e sedutoramente cor-de-rosa o Chandon Brut Rosé traz requintados aromas com toques de morango e cereja assim como um envolvente paladar fino e aveludado com muito equilíbrio entre as uvas Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico.

Clássico “assemblage” de uvas da região da Serra Gaúcha: Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir, sendo esta última submetida a uma maceração suave e rápida para extrair a cor, sem nenhuma adstringência e com toda a riqueza aromática de frutas vermelhas da uva tinta.

A degustação do Chandon Brut Rosé começa pela sedução da reluzante e delicada cor rosada lembrando a flor da cerejeira do Japão junto às características de uma ótima efervescência: borbulhas finas, ativas e numerosas com uma espuma abundante formando um colarinho persistente na taça.

Continua conquistando pela sinfonia de aromas a frutas vermelhas como o morango, a amora e a cereja com toques sutis de especiarias doces. E leva ao prazer de uma experiência sensorial única de um paladar extremamente equilibrado: ataque com refrescância, seguido imediatamente da sensação aveludada de grande maciez com volume oriunda do harmonioso “assemblage” e da cremosidade conferida pelas leveduras da segunda fermentação, balanceado com a justa proporção de licor de expedição e com um final agradável meio-persistente sobre toques de frutas vermelhas.


Harmonização
  • Aperitivos e entradas
  • Frutos do mar (cru, grelhado ao vapor)
  • Massas e Risotos
  • Aperitivo com ou sem amuse-bouches
  • Saladas com tomate ou frutas vermelhas
  • Carpaccios diversos
  • Sushis e sashimis
  • Atum cru ou levemente grelhado
  • Carnes magras de sabor leve e mal passadas
  • Pratos ou saladas a base de cogumelos
  • Queijos leves
  • Sobremesas a base de frutas vermelhas


A Salton:



Essa história começa na Itália, em 1878, quando Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, onde fica a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Ângelo, João, José, Cézar, Luiz e Antônio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano. Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação "Paulo Salton & Irmãos", no centro de Bento Gonçalves.

Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país. Na extensa lista de conquistas destes maios de 100 anos de história comemora o fato de ser familiar e 100% brasileira. Com a terceira geração à frente da empresa, tanto na Unidade em Bento Gonçalves quanto em São Paulo, revela em seus quadros a quarta geração Salton, que promete o mesmo empenho e dedicação com que a empresa foi comandada até agora.

Salton Reserva Ouro



Composição: 60% Chardonnay, 20% Riesling e 20% Pinot Noir. O mosto da uva foi extraído com prensa pneumática à baixa pressão. O suco foi fermentado à baixa temperatura (máximo 17ºC) com fermentos selecionados. 20% do vinho foi fermentado e conservado em barris de 225 litros de carvalho novo, norte-americano meio tostado. Segunda fermentação: Tanques Herméticos (autoclaves). Tempo de fermentação: 1 mês a 13ºC. Tempo de contato de levedura: 6 meses.

Características do Salton Reserva Ouro: Brilhante, tonalidade amarelo claro, abundante desprendimento de pequenas borbulhas, espuma persistente, aroma de fermentos, pão torrado, baunilha, chocolate branco e flores brancas. De sabor fresco e cremoso, levemente ácido.

Harmonização:

  • Frutos do mar
  • Sopas
  • Carnes brancas


Salton Poética


O Salton Poética é o resultado de um assemblage de 50% Pinot Noir variedade responsável pela estrutura e 50% Chardonnay variedade responsável pela elegância deste espumante.

Elaborado pelo método Charmat, onde o vinho realiza a segunda fermentação em tanques herméticos de aço inoxidável (conhecidos como autoclaves), climatizado a uma temperatura permanente de 12°C.

Características do Salton Poética: Cor rose cereja, brilhante, com perlage fino e abundante, com boa formação de espuma, com aromas de flores cítricas e frutos do bosque e outros aromas como: cassis, framboesa, morango e mirtilo. Possui paladar fresco, macio e cremoso, com boa permanência de sabor de boca.

Harmonização:
  • Servido como aperitivo
  • Acompanha canapés
  • Frutos do mar,
  • Peixes (salmão, congrio e linguado) e outros 
  • Pratos de sabor leve e delicado

Salton Prosecco


Elaborado 100% com a uva Prosecco, o vinho é fermentado a 17ºC com leveduras selecionadas durante 1 mês. A segunda fermentação ocorre pelo método Charmat (autoclaves) durante aproximadamente 1 mês e meio, a uma temperatura de 12ºC.

Características do Salton Prosecco: Brilhante com coloração claro esverdeada, perlage abundante de finas borbulhas e excelente formação de espuma. Perfume agradável de flores e frutas, como pera, maçã verde e pêssego. Possui sabor fresco, equilibrado e cremoso.

Harmonização:
  • Sopa de legumes
  • Canapés
  • Carnes brancas
  • Frutos do mar.

Santa Augusta:

A Vinícola Santa Augusta, possui duas áreas de vinhedos: Uma na cidade de Videira, SC com 11,04 ha de vinhedos e cuja altitude oscila entre 878 e 1004 m.s.n.m. e outra propriedade com vinhedos na cidade de Água Doce, SC com um área de 5,53 ha de vinhedos e cuja altitude oscila entre 1265 e 1290 m.s.n.m.
 
Em outubro de 2010, o Eng. Agrônomo e e enólogo Jefferson Sancineto Nunes apresentou a idéia de iniciar a reconversão dos vinhedos das duas propriedades para o manejo Biodinâmico à Taline De Nardi, uma das sócias da VSA, uma vez que já estavam fazendo um manejo que permitia reduzir significativamente o uso de fungicidas e eliminado o uso de herbicidas. Já vinham preparando o vinhedo para um desafio mais alto e que permitisse manifestar o terroir das duas propriedades e com isso dispor de uvas mais saborosas e com produção equilibrada, portanto, ter uma matéria prima que permitisse elaborar um vinho mais aromático, mais saboroso e principalmente que refletisse as diferenças entre os terroirs que a vinícola dispõe.

A 1.000 metros de altitude, com as quatro estações bem definidas com invernos frios e verões ensolarados, a Vinícola Santa Augusta é um dos pontos mais altos do Vale do Contestado onde são cultivadas as Castas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Malbec, Montepulciano, Pinot Noir, Chardonnay, Moscato Giallo, Sauvignon Blanc e Prossecco.

Cultivar vinhas é uma arte. A Vinícola Santa Augusta reuniu um seleto grupo de profissionais apaixonados por criar obras de arte em cada nova garrafa produzida. No comando da área víticola e enológica da VSA está o Eng. Agrônomo, Enólogo e Sommelier, Jefferson Sancineto Nunes, especialista em Viticultura e enologia com formação na Itália e que é o responsável pelo processo de reconversão dos vinhedos para o Cultivo Biodinâmico e pela modernização da vinícola.


Santa Augusta - Vinho Branco Espumante Brut


Safra: 2010
Variedade: Cabernet Sauvignon 54%, Merlot 16%, Chardonnay 30%

Elaboração do vinho base, a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, provenientes de vinhedos próprios, cultivados em espaldeira, com uma produção de 1,5 kg por planta. Os vinhedos estão localizados a uma altitude entre 900 e 1000 m.s.n.m. Elaboração: Refermentação em autoclaves com temperatura controlada em 12oC. A maturação ocorreu na permanência do espumante por 4 meses sobre as leveduras o que lhe conferiu cremosidade e fineza.

Características:
Visual: Amarelo palha de média intensidade.
Perlage: Fino, abundante e persistente.
Olfato: Aroma fino e delicado com notas de frutas brancas, abacaxi e maçã.
Boca: Ótima acidez, equilibrado, boa cremosidade, muito persistente e com retro-olfato agradável e frutado.

Harmonização: 
  • Culinária japonesa e oriental
  • Carnes brancas e vermelhas,
  • Feijoada
  • Churrasco
  • Aperitivos
  • Peixes
  • Crustáceos
  • Massas
  • Risotos
  • Queijos leves
  • Pizzas

Santa Augusta - Vinho Rosé Demi-sec


Safra: 2010
Variedade: Cabernet Sauvignon 45%, Merlot 20%, Malbec 20%, Montepulciano 12,5% e Cabernet Franc 2,5%.

Elaboração do vinho base, a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, provenientes de vinhedos próprios, cultivados em espaldeira, com uma produção de 1,8 kg por planta. Os vinhedos estão localizados a uma altitude de 1000 m.s.n.m. Elaboração: Refermentação em autoclaves com temperatura controlada em 12oC. A maturação ocorreu na permanência do espumante por 3 meses sobre as leveduras o que lhe conferiu cremosidade e fineza.

Características:
Visual: Rosa salmão muito claro.
Perlage: Fino e de média persistência.
Olfato: Aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas como amora, morango e florais lembrando rosas.
Boca: Ótima acidez, equilibrado, boa cremosidade, persistente e com retro-olfato agradável e frutado.

Harmonização: 

  • Aperitivos
  • Sobremesas, principalmente a base de frutas vermellhas
  • Culinária japonesa e oriental
  • Queijos maturados
  • Pizzas doces

Santa Augusta - Moscatel



Safra: 2010
Variedade: Moscato Giallo 100%

Elaboração do vinho base, a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, provenientes de vinhedos próprios, cultivados em espaldeira, com uma produção de 2,0 kg por planta. Os vinhedos estão localizados a uma altitude 900 m.s.n.m.Elaboração: Fermentação em autoclaves com temperatura controlada em 12 o C.
 
Características:
Visual: Amarelo palha de média intensidade.
Perlage: Fino, abundante e persistente, forma uma coroa de espuma na taça.
Olfato: Aroma fino, complexo, delicado e intenso com notas de frutas, como papaia, pêssego, casca de tangerina e florais como flor de laranjeira.
Boca: Ótima acidez, equilíbrio entre a doçura e a acidez, boa cremosidade, muito persistente e com retro-olfato agradável e muito frutado.
 
Harmonização: 
  • Sobremesas a base de frutas;
  • Frutas secas
  • Frutas passas
  • Sorvetes de frutas
  • Salada de fruta
  • Doces em geral
  • Queijo gorgonzola e roquefort

Casa Valduga:



A vinícola dedica especial atenção à elaboração dos espumantes e foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método champenoise de vinificação. Hoje possui a maior adega de espumantes da América Latina e investe em produtos com padrão de excelência já reconhecidos internacionalmente. Os tintos de guarda amadurecem em barris de carvalho franceses e americanos e no final do período passam para a cave apropriada, adquirindo um fino bouquet. Já os brancos repousam em tanques de aço inox durante curto período, para que mantenham os seus aromas primários e possam ser consumidos ainda jovens. A Casa Valduga também construiu o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil e hoje é uma das maiores atrações do Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves, a 120 quilômetros de Porto Alegre. Ao lado da Vinícola, instalou restaurantes e aconchegantes pousadas, com vista para os parreirais. Um lugar cercado de montanhas, a 671 metros de altitude e que guarda o encanto da cultura do vinho.


Maria Valduga


Em 1875, quando os primeiros Valduga aportaram em terras brasileiras, jamais poderiam imaginar que em pouco mais de um século seus descendentes iriam criar a Joia do Espumante Brasileiro.

Idealizadora do sonho de elaborar espumantes no Brasil apenas pelo método champenoise - segundo a tradição da região de Champagne na França -, a matriarca da família recebe como homenagem o espumante Maria Valduga.

De excelente cremosidade, com perlage fino e persistente, o espumante resulta não apenas da seleção das melhores uvas Chardonnay e Pinot Noir do Vale dos Vinhedos, como também da evolução no silêncio e na penumbra das caves subterrâneas por quatro anos.

Champenoise: elaboração do vinho base, engarrafamento e refermentação do vinho em garrafas de espumante, temperatura controlada na cave em 12ºC. Permanece após a refermentação em garrafa por 48 meses ocorrendo autólise de leveduras, remuage em pupitres, degorgement, arrolhamento e rotulagem.
 
Características:

Safra: 2006
Variedade: Chardonnay | Pinot Noir
Origem: Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves / RS - Brasil
Envelhecimento/Autólise: 48 meses
Visual: Espumante límpido e brilhante, de coloração amarelo palha. 
Possui perlage fino e persistente culminando em uma nobre e generosa coroa.
Olfativa: Bouquet elegante e intenso com notas de frutas em calda, 
remetendo principalmente à pera e maçã. Os aromas de brioche 
amanteigados e pão delicadamente tostados expressam a complexidade 
adquirida durante a lenta maturação deste espumante.
Gustativa: Em boca possui excelente complexidade gustativa, com acidez 
equilibrada e ótimo frescor. Apresenta alta cremosidade, ampla 
intensidade, persistência e retrogosto que remete à análise olfativa.


130 Brut


Elaborado pelo método champenoise, é considerado pela crítica o melhor espumante do Brasil e coleciona medalhas internacionais. Com rótulo elegante, permanece após a refermentação em garrafa 36 meses maturando. 

Champenoise: elaboração do vinho base, engarrafamento e refermentação do vinho em garrafas de espumante, temperatura controlada na cave em 12ºC. Com rótulo elegante, permanece após a refermentação em garrafa por 36 meses ocorrendo autólise de leveduras, remuage em pupitres, degorgement, arrolhamento e rotulagem.


Variedade: Chardonnay e Pinot Noir
Visão: Límpido e brilhante, de coloração dourada e fascinante perlage.
Olfato: Bouquet elegante e intenso de frutas secas, amêndoas e um leve tostado.
Paladar: Persistente e cremoso, de amplo e pleno sabor, harmônico.

Harmonização: 
  • Pratos frios
  • Peixes
  • Carnes brancas
  • Queijos mais jovens
  • Massas com molhos leves

DOMNO


Segura do crescimento do setor de vinhos e espumantes no Brasil, o grupo Famiglia Valduga co-investe em novo projeto e abre uma nova empresa, a Domno do Brasil. Tal projeto caracteriza-se por duas frentes de negócios: a importação de vinhos e a elaboração e exportação de espumantes.

A sede da nova empresa fica as margens da RST 470 Km 224 - Garibaldi, terra dos espumantes, em uma área de mais de 60mil m2, cujas atividades comerciais iniciaram em agosto de 2008.


NERO BLANC DE BLANCS GOLDEN CONCEPTUAL EDITION



Variedade: Chardonnay 100% - Blanc de Blancs Terroir: Vale dos Vinhedos
Sistema de Produção: Espaldeira Simples

Vinificação: Método Charmat Elaboração do vinho base. Segunda fermentação dentro dos tanques de alta pressão com temperatura de 12oC. Maturação por 18 meses ocorrendo autólise de leveduras;

Características:
Visão: Coloração cristalina com reflexos esverdeados e perlage delicado. Olfato: Aroma com notas de abacaxi e frutas tropicais de polpa branca. Paladar: Excelente frescor, equilíbrio e elegância.
 
Harmonização: 
  • Saladas
  • Pescados e frutos do mar