quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Pessoal!!!
Um tema atual que esta sendo discutido na França e pode ter impacto Mundial. Confira:

Borgonha e Champagne são as candidatas a virar Patrimônio Mundial da UNESCO




Vale a pena ressaltar que a França é reconhecida por seus grandes vinhos que possuem fama mundial como o Petrus Pomerol, Château Latour, Château Lafite, Château Yquem, Château Haut Brion e outros. Além desses vinhos, ela é a grande responsável por difundir as variedades de cepas famosas como a Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e outras. 

Os principais Terroir's da Borgonha e a região de Champagne foram selecionadas pelo Ministério da Cultura da França para comporem o patrimônio da UNESCO. “Os vinhedos da Borgonha e as cidades de Dijon e Beaune serão apresentadas como culturalmente importantes graças a seus vinhedos murados e seus edifícios históricos”, disse o Ministério.

Devido a essa grande importância da França como país produtor, ícone de grandes vinhos e possuidor de grande cultura enogastronômica, o governo francês resolveu indicar duas regiões vinícolas francesas para serem consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO, onde se juntarão à região vinícola de Saint-Émilion, integrando assim 37 lugares. 




Em minha opinião, esse fato do governo francês "adiantar" o processo da inclusão de regiões vitivinícolas como patrimônio da UNESCO, é devido a eventos recém ocorridos na França relativos a vendas de grandes propriedades, Châteaus, para chineses.

Como podemos notar nos últimos acontecimentos em Bordeaux, como a queda de um helicóptero que levava comprador chinês para visitar sua nova propriedade (o Château La Rivière) e a intervenção de grupo xenófobo, que envia uma carta ameaçando produtores que pretendem vender seus vinhedos. "Aqueles que vendem para estrangeiros, intermediários ou compradores de fora devem esperar serem encontrados no fundo de um rio ou a seis palmos do chão", dizia a carta.



Segundo a revista Adega, "A onda de xenofobia vem aumentando na Europa, especialmente depois da crise econômica e mesmo locais "pacatos" como Bordeaux. Uma das razões é que cada vez mais investidores estrangeiros estão comprando propriedades na região. Só no ano passado, por exemplo, 20 Châteaux foram comprados por empresários chineses. Estima-se que mais de 60 propriedades hoje sejam controladas por homens de negócio da China".

Portanto, a China está comprando grandes vinícolas na França, visando a ser a maior produtora mundial de vinhos. Como temos um grupo xenófobo na França, que provavelmente está fazendo parte do Governo Francês, há um grande interesse em não deixar que outro país "invada"a cultura de vinhos francesa, pois, irá modificar o estilo de se produzir seus vinhos, visando apenas lucro. Por isso, é de grande valia para a França, e para nós enófilos - amantes dos vinhos franceses - que se aprove logo as regiões que irão integrar o Patrimônio Mundial da UNESCO.