domingo, 29 de novembro de 2015

Pessoal!!!
Essa Degustação foi Sensacional!!!
Simplesmente um dos grandes vinhos do Chile em uma vertical de 2008 à 2011 no restaurante Dom Francisco ASBAC. Confira os comentários e saiba qual o melhor deles na opinião do Blog Enofilia.

A noite foi maravilhosa: Excelentes companhias, vinhos, comida, ambiente e atendimento. Foi uma degustação que ficará em minha memória. Reunimos 8 amigos amantes de vinho, compramos os rótulos e fomos ao excelente restaurante Dom Francisco apreciar uma ótima refeição.

Degustação Vertical El Principal 2008, 09 ,10 e 11 no Dom Francisco ASBAC


Uma degustação de grandes vinhos e excelentes companhias. Essa foi a noite em que pudemos provar 4 vinhos em uma vertical e dois ótimos espumantes.

Iniciamos a degustação com umas entradinhas (salada e bolinho de bacalhau) e o famoso espumante Lírica Brut: 75% Chardonnay e 25% Gouveio. Amadurecimento: 12 meses sobre as lias na garrafa. Cor amarelo de boa intensidade. Aromas de pêra e pão tostado. Em boca é cremoso e boa acidez. Um belo exemplar de espumante brasileiro. Gostei! Indico!!! Já provei e aprovei inúmeras vezes.


Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Espumante. Esse é um dos exemplos de ótimo espumante que costumo comprar. Tenho alguns exemplares na minha adega.


Ainda, fizemos uma brincadeira para comparar, servindo o Lírica Crua. É o mesmo do Lírica Brut, porém ainda não está "pronto" (Não passa pelo processo de dégourgement, portanto, mantém sua pureza e essência tornando-a ainda mais rica pela permanente presença das leveduras no interior da garrafa). Ele apresenta cor palha intenso com turbidez devido à presença das leveduras. Boa complexidade e um leve toque "azedinho" na boca. Se perguntarem qual eu prefiro? O Lírica Brut! Mas vale muito a pena fazer essa comparação!!! Divertidíssimo!


Acho interessante falar aqui que a idéia do Lírica Crua é para que cada um possa comprar algumas garrafas e ir observando com o passar do tempo como o espumante vai ficando em contato com as borras.

Importante! Na hora de servir o Lírica Crua, virar o espumante de cabeça para baixo por pelo menos 1hora, assim as leveduras se espalham por toda garrafa e ao servir as taças, vai manter o estado turvo para todas e não apenas para  as últimas. Porém o correto seria deixar muito tempo de cabeça para baixo e abrir com um auxilio de um balde, executando o dégourgement.

El Principal:

A história da vinícola El Principal começa nos inícios dos anos 90, quando Jean Paul Valette – o reconhecido produtor francês de vinhos e ex-dono do famoso 1st Grand Cru Classé Chateau Pavie em Saint-Émilion- tomou a decisão de produzir um dos melhores vinhos tintos do Novo Mundo. 

Logo de uma profunda análise, encontrou aos pés dos Andes, no Vale do Maipo, o lugar que combinava de maneira ótima o clima, a terra e a altura para produzir vinhos com caráter, identidade única e extraordinária qualidade. 

A vinícola El Principal tem estabelecido como seu objetivo conservar inalteráveis as propriedades naturais de seus vinhedos, independente das tendências e modas passageiras, para fazer dos seus vinhos a expressão mais genuína e pura do terroir de onde provêm.

Nota: Todos os vinhos foram decantado com pelo 
menos 1:30h de antecedência.

Formando parte de uma nova geração de Enólogos chilenos, Gonzalo Guzmán possui uma diversa experiência em vitivinicultura e vinificação no Chile, e internacionalmente, em países como Nova Zelândia, Estados Unidos, Espanha e França. No Chile, tem sido responsável da elaboração de vinhos de alta qualidade em adegas localizadas em Colchagua e Maipo. Desde o ano 2005, é Diretor Técnico da vinícola El Principal, desenvolvendo a reestruturação dos vinhedos, a adega e os vinhos. Como parte de seu constante aperfeiçoamento, permanentemente compartilha experiências em turnês técnicas, visitando os vales mais importantes do mundo vitivinícola. 

Desde o ano 2006, Patrick Leon tem trabalhado na vinícola El Principal, contribuindo com seu reconhecido talento e vasta experiência na produção de vinhos de alta qualidade. Como parte de sua ampla trajetória no mundo vitivinícola destaca-se por ter sido o Diretor Técnico durante 20 anos do prestigioso Premier Grand Cru Classé, Château Mouton Rothschild e ter desenvolvido projetos com reconhecimento mundial como o Opus One na Califórnia e o Almaviva no Chile. Seu extenso conhecimento o transformou em um reconhecido consultor de vinícolas de excelência.

Vinhos devidamente servidos - lado a lado - para comparação entre as safras

Vamos lá! Aos vinhos...
Você sabia que cada um dos blends tem suas peculiaridades?
Veja agora conforme o site oficial: http://www.elprincipal.cl/index_port.php
  • 2008: 95% Cabernet Sauvignon, 5% Carmenere;
  • 2009: 88% Cabernet Sauvignon, 12% Carmenere;
  • 2010: 83% Cabernet Sauvignon, 17% Petit Verdot;
  • 2011: 78% Cabernet Sauvignon, 22% Petit Verdot.
Dados importantes da ficha técnica (2011):

Região: Valle do Maipo - Pirque
Amadurecimento: 20 meses em barricas novas de carvalho francês.
Estimativa de Guarda: 15 anos +
Temperatura de Serviço: 18°C. Decantação prévia recomendada
Características Climáticas: Localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, à 850 metros acima do nível do mar os vinhedos sofrem influência direta dos frios ventos que sopram da montanha. A oscilação térmica chega a 18ºC contribuindo para a excelente maturação das uvas.
Características do Solo: Argilosos e de marga.
Elaboração: Colheita manual em caixas de 13kgs. Rendimento 3.675 kg/ha. Maceração a 8°C por 6 dias. Fermentação em cubas de aço inox por 11 dias. Pós-maceração por 20 dias. Amadurecimento. Engarrafado em Fevereiro de 2013. Permanência mínima de 2 anos em garrafa antes da comercialização.

Na foto: harmonizei com um bife ancho

Aqui, mais importante do que falar sobre cada vinho é falar sobre o conjunto (a vertical) e comparar as diferenças entre eles.

Ao postar que estava numa vertical do El Principal, o sommlier Guilherme Corrêa (Decanter), postou o seguinte comentário: "Maravilha!!! Quais safras se destacaram???" e completou: "2011 foi a melhor na história para mim... Abraço!!!".

Respondi assim: "Meu amigo Guilherme Corrêa. Dos oito participantes da confraria cada um teve uma opinião. Kkkkkkk. No geral, a maioria gostou da 2008, um vinho mais elegante. Depois o 2011, um corte e um vinho mais potente e mesmo assim mais pronto para consumo. Eu gostei muito da intensidade aromática do 2009, e do seu jeito com que evoluiu na taça... Iniciando com um aroma de menta, passa do por um pouco de herbáceo, toque frutado, até atingir notas de café no fim de taça".

No GERAL: cor violácea concentrada. Aromas intensos de frutas negras maduras com notas de menta, tabaco e cedro. Em boca é macio, elegante e muito equilibrado. Seus taninos são finos e possui uma boa persistência. 

E QUAL O PREFERIDO DO BLOG ENOFILIA?
Bom... o 2009, como havia falado para o Guilherme Corrêa, foi meu preferido no quesito aromas. Mas no geral, se tivesse que escolher um deles, ficaria com o 2008, pois achei o mais elegante de todos. O 2010, foi o vinho que mais foi "apagado" na degustação (não foi votado por ninguém da confraria como o melhor em nada... não nos chamou tanta atenção quanto as outras safras). Já o 2011, é uma excelente safra que pretendo reavaliar daqui alguns anos.

Enfim... Adoramos essa vertical!!!! Todos vinhos TOPS!
Avaliação segundo os critérios do Blog Enofilia - Excelentes vinhos:


Para quem quiser comprar, custa 420 reais a garrafa (2011) e é vendido pela Decanter.
Local:Enoteca Decanter Brasília
SCLS 208, Bloco A, Lojas 16/20, Asa Sul
Telefone: 61 3349-1943 / 3274 4472

Fotos:

Que tal curtirmos todas as fotos dessa maravilhosa degustação?

Na foto, mesa posta para nossa confraria:


Na foto, os amigos enófilos da nossa confraria juntamente com o chef Francisco Ansiliero:


Selfie da galera da confraria!


Para ver todas as fotos, clique aqui!
Quer acompanhar nossas degustações em tempo real? 
Acesse o nosso instagram e curta muitos vinhos: @enofiliablog