segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Pessoal!!!
Você sabe o que é um Restaurante Secreto?
É um antirrestaurante (ou Supper-Club) que tem a ideia de fazer com que todos sintam-se em casa, num ambiente acolhedor, desfrutando de uma experiência de sentidos. Descubra mais sobre esses restaurantes secretos no post feito pelo novo colaborador do Blog Enofilia, Sommelier e Diretor da ABS/DF, Sérgio Pires.

Restaurante SeCReTo? O Que é? Como Funciona?


Há um oceano de distância entre a foz do rio Paraíba do Sul em Atafona-RJ e a foz do rio Douro em Portugal, mas as praias dos dois hemisférios compartilham um segredo. Um mistério que começa a ser desvendado pelo aroma de alta gastronomia que paira no ar. 

O que estes locais compartilham são os antirrestaurantes, os restaurantes secretos, um conceito internacional, os Supper-Club, que consiste em fazer uma refeição em ambiente familiar, numa casa particular, na casa do chef.

Normalmente envolvem uma proposta gastronômica exclusiva, com um atendimento especial onde os clientes são tratados como convidados, sem horário para ir embora, pessoas que não se conheciam se tornam amigos. Para o Chef Gerroud, que desde 2008 atende em seu confortável e bem decorado apartamento em Brasília, “No restaurante o cliente fica sentado. Na minha casa ele é um convidado que circula. E ainda tem a vista da janela.” Foi em Londres, enquanto era o responsável pela cozinha da embaixada brasileira, que conheceu o conceito.

Estes restaurantes existem pelo mundo todo e, além de Supper-Club, antirrestaurantes e restaurantes secretos, são conhecidos também como: Home Restaurant, Paladar, Restaurante à Porta Fechada ou Puertas Cerradas, Guestaurant, Guerrilla Restaurant, Underground Restaurants, Anti-Restaurant ou Pop Up Dinner. 

Uma curiosidade, o nome de Paladares pelo qual os restaurantes familiares de Cuba ficaram conhecidos tem a sua origem na telenovela brasileira Vale Tudo, a da Odete Roitman, grande sucesso na ilha, na dramaturgia, a protagonista, interpretada por Regina Duarte, era proprietária da cadeia de restaurantes Paladar.

O conceito destes estabelecimentos se remete ao Speakeasy, ‘speak’ é falar e ‘easy’ é fácil ou manso, a melhor tradução seria “fale baixo”. Estes restaurantes e bares secretos que existiram nos Estados Unidos durante a época da Lei Seca (1920 e 1933), “O Nobre Experimento“, onde a venda, a fabricação e o transporte de bebidas alcoólicas eram ilegais. Ainda bem que esqueceram de incluir na lei a proibição de beber álcool que assim continuou sendo permitido.

Mas esta nova fase começou em 2006 com os guerrilla restaurant em Nova Iorque, entrou na Europa em 2009, através do Reino Unido, e foi se espalhando pelo mundo.

O fato do atendimento ser em casa, num clima de clima de grande descontração e bem-estar, com liberdade dentro do jantar para os convidados, não compromete a qualidade nem impede a realização de uma alta gastronomia, como comprova o restaurante secreto Chez Nous Chez Vous, do casal de chefs Célia Miranda Mattos e Gustavo Mattos, no 15ème arrondissement em Paris, com vista eterna para a Torre Eiffel. Seus jantares, em que até filme para crianças já colocaram, podem incluir um passeio pela feira para escolha dos ingredientes e o acompanhamento de perto de todas as etapas da elaboração dos pratos.


O casal foi aceito pela Académie Culinaire de France – tradicional instituição fundada em 1883, que possui um grupo seleto de apenas 300 membros. Praticam uma culinária de acordo com o que está na temporada no mercado, acreditam em produzir numa escala menor com produtos de maior qualidade. 

O Gustavo me revelou que estão com um projeto para fazer em São Paulo um restaurante mais secreto ainda. Já a Célia está com um projeto de ligando o chá a alta gastronomia, com a harmonização de chás diversos com cinco pratos.


Na cidade do Porto em Portugal existe o B My Guest, um projeto que além de dar a conhecer a gastronomia portuguesa, dá dicas para quem quer conhecer a cidade. Seus proprietários afirmam que ali sente-se a paixão de quem cozinha, mas uma refeição será agora pretexto para muito mais: agradáveis momentos de tertúlia que ali surgem naturalmente, com uma espontaneidade própria das reuniões de amigos - por oposição ao conceito comercial e impessoal de restaurante.

Do Porto para o outro lado do Atlântico em Atafona-RJ, encontramos o chef Paulo Gottgtroy que é formado em Design por opção e em Gastronomia por paixão. No verão, quando Campos dos Goytacazes se muda para a praia, funciona o Restaurante Secreto. 


Apenas nas noites de quinta-feira. A namorada do chef, que é de Campos, a esfuziante Lívia, tem uma casa aconchegante naquela praia, assim idealizaram o Restaurante Secreto, onde ele assume as panelas cozinhando próximo aos clientes e ela o salão, que por sua vez é arrumado de forma intimista e acolhedora, propondo uma noite exclusiva. Com cardápio flutuante, utilização de louças de família com mesas diferentes e com arrumações exclusivas.


O Santíssimo Beco é uma casa em Porto Alegre que abriu as portas para receber pessoas numa experiência gastronômica diferente, no modelo antirrestaurante. Se apresentam informando que “a ideia é fazer com que todos sintam-se me casa, num ambiente acolhedor, desfrutando de uma experiência de sentidos e sabores com o objetivo de compartilhar. O cozinheiro compartilha suas técnicas de preparo, as pessoas compartilham a mesa com quem não conhecem e assim todos compartilham da mesma experiência e saem com novos amigos e histórias pra contar.”


Ainda em Porto Alegre encontramos a cozinha da Casa Cardozo que utiliza as lembranças gustativas da infância, sempre com um toque pessoal. Uma comida que lembra o conforto de casa, misturado à energia de estar em um novo ambiente.


No Ceará, em Fortaleza, encontramos uma variante dos antirrestaurantes no pequeno restaurante secreto O Banquete, que não tem uma porta para chamar de sua, da chef Liliane Pereira, que fica dentro da Escola de Filosofia Nova Acrópole. Sua história se iniciou na casa da chef, que explica sua filosofia, “Quando um restaurante nasce em casa, é gerado com uma proposta maior do que a financeira. Vêm com uma vontade de transmitir adiante a realização do que se gosta. Não acredito que se deva guardar para você um sentimento. Desejava poder oferecer para as pessoas o que mais gosto, que é cozinhar, assim, primeiro abri as portas da minha casa. Hoje trabalho com cardápios pequenos com liberdade de trazer novidades e estamos dentro da escola de filosofia, de onde nasce a ideia dos eventos artísticos e culturais, com o objetivo de expressar a cozinha como arte, com pratos de referências artísticas, filmes, músicas ou balés. Este é o nosso desafio de dar vida aos domingos.” 

Agora, quando for viajar, pesquise se existe um restaurante secreto na cidade onde estará, assim poderá ter a possibilidade de experimentar a cozinha original do local e ainda fazer novos amigos.

OBSERVAÇÕES:
O Banquete - Rua Vicente Leite nº 2451 - Dionísio Torres, Fortaleza, CE
https://www.facebook.com/RestauranteOBanquete
(85) 3182-7880 / 8894-6474

Chef Gerroud, Brasília-DF – (61) 8176-1999

Santíssimo Beco, Porto Alegre, RS - http://www.santissimobeco.com.br/

Chez Nous Chez Vous, Paris, França -  116 bis Rue Saint Charles, 15ème arrondissement, 75015. Tel: 01 45 30 58 92 fixo e 06 70 78 57 45 celular. No Brasil: (11) 3862-1630  e 97089-9245

Casa Cardozo, Porto Alegre, RS - http://casacardozo.blogspot.com.br/

B My Guest, Porto, Portugal - https://www.facebook.com/bmyguestsupperclub/

Restaurante Secreto, Atafona-RJ – (22) 99226-5414

Sobre o Autor do post - Sergio Pires:




Possui ampla formação na área de vinhos, possuindo diversos cursos. Sergio Pires é Diretor da ABS/DF desde 2012. Instrutor dos cursos Básico, Avançado e de Profissional do Vinho da ABS/DF. Professor do Curso de Formação de Sommelier Profissional da UPIS/ABS/DF. Professor de Enologia no Instituto de Gastronomia das Américas – IGA. Ainda é consultor na área de vinhos.