segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Olá Pessoal! 
Você já abriu uma garrafa de vinho e bebeu apenas uma ou duas taças? O que fazer com o restante? Quantos dias posso guardá-lo? Neste artigo, darei dicas de como conservar seu vinho depois de aberto! 

Confira as dicas e explicações do colaborador do Blog Enofilia: Gledson Rabelo, Advanced Wine Certificate pela International Sommelier School.

Como Conservar o Vinho Depois de Aberto?


Por que não podemos guardar por muito tempo um vinho depois de aberto?

Tão logo abrimos uma garrafa, o vinho entra em contato com o oxigênio e começa o processo de oxidação — igual à maçã quando é cortada e vai escurecendo por estar em contato com o ar. Dependendo do vinho, nos primeiros minutos ou horas, esse contato com o oxigênio pode ajudar a evidenciar seus aromas e sabores. Entretanto, depois de um tempo, o vinho começa a perder seu caráter fresco e frutado, seus aromas e sabores vão se tornando menos complexos e intensos, e seu corpo (tanino, acidez e álcool) vai diminuindo. Nesse processo, parte do álcool é transformado em ácido acético, e, aos poucos, o vinho vai ficando avinagrado. 

Quanto tempo posso guardá-lo depois de aberto?

Normalmente, se você recolocar a rolha na garrafa e guardá-la em pé na geladeira, o vinho ainda estará bom por aproximadamente 3 dias. 

O vinho estará igual ao dia em que eu o abri?
Certamente não. Alguns vinhos podem até estar melhor no dia seguinte ao da abertura, mas não é o que ocorre na maioria das vezes. Normalmente, quanto mais próximo do dia em que foi aberto, melhor estará o vinho. 

O que torna o vinho mais sensível ou resistente à oxidação? 
Quanto mais álcool, tanino e acidez tiver, mais o vinho irá resistir ao processo de oxidação. Assim, os vinhos mais leves, como a maioria dos Pinot Noir, são bastante sensíveis à oxidação e devem ser bebidos mais rapidamente. Outros tintos com a cor mais pálida, como alguns Garnacha, Sangiovese e Zinfandel, também são bastante frágeis. 

Alguns vinhos de sobremesa, devido a maior quantidade de açúcar e álcool, podem ser conservados muitos dias depois de aberto. É o caso de muitos vinhos do Porto e muitos Xerez que podem durar até 28 dias. Mas atenção, os vinhos Porto Vintage e Xerez Fino são exceções e devem ser consumidos rapidamente depois de abertos!

O nível de SO2 (dióxido de enxofre) também é um fator que influência o tempo de duração do vinho depois de aberto. O SO2 age como um poderoso antioxidante. Por isso, não se recomenda guardar vinhos orgânicos depois de aberto, pois os mesmos possuem pequena ou nenhuma quantidade de SO2.

O tempo de envelhecimento é outra característica a ser considerada. O vinho envelhecido é mais sensível à oxidação, pois já teve bastante contato com o oxigênio que entrou pelos poros da rolha de cortiça. Nesse caso, podemos adotar a seguinte recomendação: 
  • Vinhos de mais de 10 anos, beber em poucas horas. 
  • Vinhos entre 5 e 10 anos, beber em 24 horas. 
  • Vinhos de até 5 anos, guardar até 3 dias. 

O que fazer para conservar melhor o vinho que foi aberto? 

Seguem algumas dicas e acessórios que ajudarão a preservar melhor o seu vinho depois de aberto.

Recoloque a rolha do lado correto 
Já percebeu que normalmente é mais fácil recolocar a rolha pelo lado “limpo”? Entretanto, esse lado “limpo”, o que não teve contato com o vinho, pode não ser tão limpo quanto parece. A ação de bactérias presentes no lado da rolha que estava em contato com ambiente externo podem arruinar mais rapidamente seu vinho. Tenha um pouco mais de trabalho e recoloque a rolha na mesma posição que você a tirou. Uma alternativa mais fácil é usar aquelas tampas específicas para vinho, mas certifique-se que ela esteja bem limpa e que a garrafa tenha ficado vedada para evitar passagem de ar. 

Refrigere o vinho 
Temperaturas mais baixas retardam o processo de oxidação do vinho. Então, sempre guarde o vinho que já foi aberto na geladeira! 

Se o vinho for tinto, não se esqueça de tirá-lo da geladeira alguns minutos antes de bebê-lo. Quando servido muito gelado, o vinho tinto parece mais duro, com mais taninos e menos fruta. Você pode pensar que o vinho já não está tão bom, mas pode ser apenas a temperatura que está inadequada.
 
Devo guardar a garrafa na geladeira sempre deitada, correto?
Não! Depois de aberta, guarde sempre a garrafa de vinho em pé! Nunca guarde-a deitada. Isso é muito importante, pois quando a garrafa está na posição horizontal, o vinho tem uma superfície de contato maior com o ar, oxidando mais rapidamente. 

Use pequenas garrafas para guardar o vinho que sobrou
Essa dica é muito boa! Excelente relação custo-beneficio! Quando você consumir vinhos pequenos (180ml, 250ml ou 375ml), limpe e guarde as garrafas para armazenar outros vinhos posteriormente. Recomendo que, sempre que possível, você as encha até quase derramar. Assim, a quantidade de ar que ficará na garrafa será a menor possível, deixando o processo de oxidação mais lento e o vinho melhor conservado.

Use uma bomba de vácuo para remover o ar da garrafa
O conceito por trás desse método é bem simples: se o ar é o problema, então vamos retirá-lo da garrafa! São utilizadas uma bomba que retira o ar da garrafa e uma tampa especial que permite a saída do mesmo, mas evita a sua entrada, criando assim um vácuo.

Entretanto, existe bastante controvérsia sobre a efetividade desse método. Apesar de conceitualmente parecer perfeito, a tendência é sempre o ar conseguir entrar e desfazer o vácuo.


E você, tem usado ou já usou esse método? Funcionou? Compartilhe sua experiência conosco!

Use um spray com gás inerte
Um método bastante efetivo para preservar o vinho depois de aberto é a utilização de sprays contendo gás comprimido. Esses gases são inertes, ou seja, não reagem com o vinho como o oxigênio faz. O gás mais utilizado é o argônio, que é mais pesado que o oxigênio. Ele cria uma camada protetora logo acima da superfície do vinho, impedindo que esse tenha contato com o oxigênio.
 
No Brasil, temos duas marcas à venda: Private Preserve e WineSave. As duas opções custam por volta de 150 reais e permitem, em teoria, até 100/120 aplicações. Usando esse tipo de spray, já consegui preservar alguns vinhos por até 15 dias. 

Se for utilizar esse método, evite colocar o vinho na porta da geladeira. Com o balanço, os gases irão se movimentar e o oxigênio poderá entrar em contato com o vinho. Assim, se a garrafa não couber em pé nas prateleiras da geladeira, recomendo que a deixe fora, em um local fresco e com pouca luminosidade.


O método quase perfeito
E se pudéssemos beber uma ou duas taças sem comprometer o restante do vinho? Existe um produto que promete isso! O Coravin possui uma agulha muito fina que penetra na rolha, injeta gás argônio e extrai o vinho sem permitir a entrada de oxigênio. Após a extração do vinho, a garrafa pode voltar para a adega na posição horizontal e ser aberta normalmente meses depois.
 
Incrível! Não é? Mas então por que não é perfeito?
O problema desse método é o custo, tanto do aparelho quanto das cápsulas de gás argônio. No Brasil, o aparelho é vendido pela Concept Importados por R$ 2.890,00.


E os espumantes?

Os espumantes têm um fator extra: as famosas bolhas de CO2 (dióxido de carbono) dissolvidas no vinho! Essas bolhas são melhor conservadas quando o espumante está gelado. Dessa forma, fica a mesma recomendação do vinho tranquilo (que não é espumante ou licoroso), guarde-o em pé na geladeira.
 
Quanto tempo posso guardá-lo? 
No máximo 1 dia! Depois disso, seu espumante ainda pode estar bom, mas sem as bolhas que tornam esse líquido tão especial.

Como tampar o espumante?
Se você tampar o espumante com uma rolha ou tampa normal, a pressão do CO2 na garrafa poderá facilmente empurrar a tampa para fora. Existe uma tampa especial para espumantes, e se você aprecia bastante esse tipo de vinho, recomendo que você a tenha em casa. 



Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e até o próximo artigo!

Sobre o Autor: Gledson Rabelo


Pai de uma pequena princesa e Analista de Sistemas. Divide seu tempo entre o trabalho, a família e o vinho.  Entre umas e outras viagens descobriu o mundo do vinho, e então começou sua trajetória de dedicação e estudos para conhecer cada vez mais desse fascinante universo. É certificado AWC (Advanced Wine Certificate) pela ISG (International Sommelier Guild) e possui Qualificação de Nível 2 em Vinhos e Espirituosos WSET®.