quarta-feira, 3 de maio de 2017

Rumo à Itália! Com a Confraria Amigas do Vinho

Pessoal!!!
Wine Tour com 8 dias dedicados ao conhecimento da bebida de Bacco. Confira o roteiro das confreiras Amigas do Vinho.

Rumo à Itália! Com a Confraria Amigas do Vinho


Olá! Antes de mais nada, gostaria de me apresentar, me chamo Elza Nobrega, sou chef & sommelier (uso o termo masculino), prefiro me definir como auto-didata pois as escolas que frequentei não foram suficientes a suprir minha curiosidade, nem fazer com que me tornasse seguidora de uma ou outra metodologia de ensino, sou Tecnica em Turismo pela Istituto Alberghiero di Tivoli, Doutora em Economia pela Università la Sapienza di Roma, Sommelier pela A. I. S. na Italia, aqui no Brasil frequentei a I.S.G. e a Wine & Spirits, já há alguns anos ministro aulas de culinária, aulas/degustações guiadas sobre vinhos para pequenas turmas no calor da minha casa. Foi durante uma dessas aulas que me foi sugerido que organizasse um tour pela Itália para conhecer melhor os vinhos italianos. 


Foi assim que tomou vida o projeto Wine Tour, foram 8 dias dedicados ao conhecimento em loco da bebida de Bacco. As regiões escolhidas foram Lombardia, Veneto e Piemonte. Visitamos a Franciacorta, Barolo, Serralunga D'Alba, Valdobbiadene, Sant'Ambrogio di Valpolicella, Negrar, Grezzana, Montecchia di Corsara, Oltrepo' Pavese e para concluir fomos conhecer a Vinitaly sem esquecer do jantar com menu tipico Lombardo no restaurante Ca' Vegia em Salice Terme (restaurante de Alessandro que agora ja faz parte da famosa guia Michelin).


Uma experiência única e intensa para cada participante, as visitas e degustações foram todas exclusivas, o tratamento ao grupo foi excepcional (em uma vinícola fomos recebidos com a bandeira Brasileira), quanto cuidado e carinho nos foi oferecido, para algumas das vinícolas foi a primeira vez que receberam Brasileiros (motivo de orgulho para mim e para eles também).


Aqui de Brasília tivemos 11 participantes, todos enófilos, entre eles e a participação da vice-presidente da confraria Amigas do vinho de Brasilia, amigos/alunos apoiadores do projeto, 1 pessoa que veio de Curitiba e um casal de João Pessoa-PB todos trazidos belos bons ventos do conhecimento.


Vinícolas visitadas: Bellavista, Negrar, Bertani, Borgogno, Foss Marai, Berlucchi, Barbacarlo entre outras. Creio que essa seja a melhor forma de aplicar o conhecimento adquirido através dos cursos e livros que lemos, visitar a região, olhar o solo, ver a inclinação do Cru, sentir a força do vento, observar como brota cada cepa(uva), a primavera mostrando seu vigor após um longo inverno, vimos o quanto a Chardonnay é precoce, mal tinha folhas e ja estava com o primeiro cachinho entre seus brotos. 


Fazer vinho é mais do que fazer uma bebida, muitas pessoas estão envolvidas, sem esquecer da natureza que também tem seus caprichos, é preciso paixão, amor e dedicação, nós não visitamos nenhuma indústria vinícola, a grande escolha foi mostrar o quanto é importante o respeito ao território  e a história por traz de cada escolha feita pelo vitivinicultor, assim formamos a nossa própria opinião e fazemos nossas escolhas.   

Elza Nobrega