quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Pessoal!!!
Participei de um jantar maravilhoso com a importadora Mistral ao lado super simpática produtora chilena María Paz Gracés. A noite foi excelente: comida, conversas, apresentação da vinícola e principalmente os vinhos. Confira o post e saiba mais sobre o produtor:

Os vinhos você encontra para venda no site da Mistral:

Desde já agradeço imensamente o convite feito pela Mistral. Muito obrigado! Adorei ter participado do jantar com os jornalistas e principalmente conhecer os vinhos da Viñas Garcés Silva. 

Garcés Silva Family Vineyards - Amayna Boya


Fundada em 1999 pelo empresário José Antonio Garcés e seus filhos, a Viñas Garcés Silva é, desde o início, um projeto único que traz verdadeiras preciosidades de minúscula produção às mesas do mundo todo.

São vinhos elegantes, produzidos na região fria e marítima de San Antonio-Leyda, como vinhos brancos excelentes e refinados, cheios de classe e personalidade e um fantástico e profundo Pinot Noir, que combina potência e elegância, com um final de boca e textura macia e aveludada.

Desde então, a família Garcés Silva tem obtido reconhecimento mundial e, com o passar dos anos, demonstra cada vez mais a sua paixão pela produção vinícola de alta qualidade e repleta de inovações, como a arquitetura de sua adega, construída de forma bela, funcional e harmoniosa em relação ao meio ambiente.

Na foto, João Baptista (Mistral) e María Paz Gracés (produtora)

Inspirada nas montanhas e no mar, a adega respeita a paisagem local e aproveita o terreno em seu favor. Embora possua tecnologia de ponta, seus níveis internos, por exemplo, permitem uma manipulação suave das uvas e mostos e a decantação natural, utilizando somente a força da gravidade. Este processo preserva os aromas e características dos vinhos, já que em nenhum momento são utilizadas bombas, garantindo maior elegância, menor adstringência e baixa deterioração de sumos e vinhos.

Em fevereiro de 2015, Jancis Robinson destacou alguns vinhos da Viña Garcés Silva e atribuiu boas notas, como 17 (numa escala de 1 a 20) para o Sauvignon Blanc Barrel Fermented 2010 e 16.5 para o Sauvignon Blanc 2014.

A região de San Antonio-Leyda foi, por muito tempo, conhecida apenas pela produção de trigo e cevada, mas ganhando rapidamente boa reputação pela viticultura de alta qualidade, solo e clima que favorecem a produção de uvas tintas e brancas que preferem o frio e a brisa do pacífico para crescer lentamente e sem perder a acidez, como a Chardonnay, Sauvignon Blanc, Syrah e Pinot Noir.  

Os Vinhos:

Pude provar em primeira mão o lançamento no Brasil pela importadora Mistral e a produtora chilena María Paz Garcés. O Boya Rosé:


Esse é o Boya Rosé 93% pinot noir e 7% grenache. Cor rosa claro delicada. Aromas de frutas vermelhas. Em boca é leve, fresco e refrescante. Um vinho fácil de beber e agradar. Vai muito bem para acompanhar peixes, frutos do mar. Aprovado! Nota: muito bom.


Um dos grandes tintos do Chile elaborados com a uva Syrah, o Amayna Syrah foi eleito o melhor vinho tinto do Chile na International Wine Challenge na safra 2015. A safra 2014 foi classificada com 93 pontos por James Suckling. Combina exuberância e concentração, com um toque de elegância que só os Syrahs de clima frio conseguem ostentar. Um vinho de muita complexidade, capaz de evoluir na garrafa por muitos anos.

Amayna Syrah 2014: 100% syrah. O vinho maturou por 12 meses em barrica de carvalho francês sendo 65% nova e 35% de segundo uso. 14% de álcool. Acompanha muito bem carnes grelhadas.


OPINIÃO do Blog Enofilia: cor rubi escuro. Aromas de frutas negras maduras, notas de tostado, especiarias e florais (violeta). Em boca, possui boa estrutura, frescor, taninos redondos e bem integrados com a madeira. Apresenta boa complexidade para evoluir. Nota: ótimo vinho.


Uma das maiores descobertas da Mistral de todos os tempos, este maravilhoso Pinot chileno é poderoso, profundo e ao mesmo tempo elegante. Já foi indicado por Steven Spurrier, da Decanter, como o melhor vinho do Novo Mundo. É um vinho gastronômico, de textura aveludada e longo final de boca, que combina muito bem com carnes, massas e risotos. Possui 90 pontos pela Wine Spectator. Robert Parker: 91 pontos (06). Robert Parker: 90 pontos (05)

Amayna Pinot Noir 2013: Maturado em barricas de carvalho francês procedente da Borgonha por 12 meses. 20% novas, 40% de segundo uso e 40% de terceiro uso. Teor Alcoólico: 14,5% Vol.


OPINIÃO do Blog Enofilia: cor rubi médio para um pouco mais... Aromas de frutas negras integradas com aportes de barrica, tostado e notas de baunilha. Em boca, é um estilo de pinot mais encorpado com estrutura e ao mesmo tempo elegância e persistência. Apresenta boa complexidade para evoluir. Nota: ótimo vinho.


Fotos:

Coletiva de imprensa realizada no restaurante Otro Parrilla:


Degustando os vinhos ao lado do grande amigo e um dos melhores jornalistas de gastronomia. Rogério Lisbôa da Band News FM:


Harmonizando os vinhos com um excelente corte de chorizo: