sábado, 24 de agosto de 2019

Pizza e Vinho

Queridos amigos!
VINHO VAI BEM COM PIZZA?
🍷 + 🍕 = 😋
O que vocês acham dessa harmonização?
Hoje vou indicar uma pizza top para você comer com o seu Chianti, confere aí!

PIZZA E VINHO




Pelo Ifood, a Pizza D’Or abriu a pouco tempo e é desses estilos de pizzas gourmets bem feita (massa artesanal gostosa e recheio bem elaborado e equilibrado). Vale a pena pedir com a massa Italiana e algum recheio que tenha Monzzarella de Búfala. Eu escolhi a de Margarita que estava deliciosa. Virei fã!!! E olha que para postar comida aqui no meu instagram (ainda mais de Ifood) tem que ser muito boa.

Sobre o Chianti Valdorella DOCG: Sangiovese mínimo 75% Uvas complementares 25%. Valor: cerca de 50reais. DICA: Tá com dúvida se compra ou não compra um rótulo italiano? Olha para o rótulo! Se for DOCG, pelo menos já passou pelo topo da pirâmide de controle de qualidade da Itália. Pode ser que não seja de um grande produtor, mas mesmo assim o DOCG já é um indicativo de confiança, pois além de controlarem a qualidade e a origem do vinho ela é garantida (Denominazione di Origine Controllata e Garantita - Além dos critérios DOC, esses vinhos devem ser engarrafados na área de produção e estão sujeitos a uma prova de degustação por parte do Ministério de Agricultura Italiana). Observação: todo Chianti é DOCG.

SOBRE A REGIÃO DE CHIANTI: Sangiovese é a uva dominante, mas pode receber algum corte. Chianti DOCG pode utilizar uvas de qualquer parte da região. Os melhores, no rótulo, pode aparecer o nome da subzona como: Chianti Rufina DOCG e Chianti Colli Senesi DOCG. Já o Chianti Classico DOCG tem sua própria DOCG e não é uma subzona de Chianti DOCG. Aqui, tem que envelhecer ser envelhecidos 12 meses antes de lançados ao mercado. O Chianti Riserva DOCG tem que ser envelhecido durante 24 meses, sendo 3 meses pelo menos em garrafa. A Gran Selezione é a designação mais alta para o Chianti Classico, pois as uvas devem ser de uma só propriedade e ser envelhecido 6 meses mais do que o Riserva.

OPINIÃO DO BLOG: Cor rubi claro. Aromas de frutas vermelhas maduras como a cereja e pimenta preta. Em boca possui corpo médio, taninos médio e alta acidez (a qual combina bem com tomate, pois ambos tem acidez). É um vinho simples, frutado e fácil de beber. Excelente para o dia a dia (ótimo custo/benefício). Nota: vinho muito bom.