sábado, 24 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 31 – PORTUGAL


CLIMA: Na costa, clima marítimo. No interior, clima continental quente e seco. Pode ter influência em algumas regiões de altitude.


LEGISLAÇÃO SOBRE O VINHO: Vinho de mesa; Indicação Geográfica Protegida (IGP) – Tradicional Vinho Regional; Denominação de Origem Protegida (DOP) – Tradicional Denominação de Origem Controlada (DOC).


REGIÕES E VINHOS:
VINHO VERDE: Clima marítimo moderado com precipitação alta. Sistema antigo era o pérgola, hoje se utiliza espaldeira. O estilo do branco é cor amarela limão, alta acidez e nível baixo de álcool. Principais uvas: Loureiro, Arinto e Alvarinho (sub-rerião de Monção e Melgaço – tem um nível de álcool ligeiramente mais alto e aromas mais maduros e tropicais). Também tem tintos de cor profunda e tânicos e rosés frescos e frutados.

DOURO: Responsável pela produção de vinho do porto. Produção de tinto feito de várias castas regionais, as principais são: Touriga Nacional (mais conhecida, dá baixos rendimentos e origina vinhos que têm tanto cor como sabores intensos d níveis altos de tanino), Touriga Franca, Tinta Roriz (Tempranillo), Tinta Barroca e Tinto Cão. Os vinhos tintos tendem a ter cor profunda e muito corpo, níveis altos de taninos maduros, sabores de fruta preta, aromas tostados (envelhecimento em madeira). O brancos provêm de vinhas de altitude e mostram fruta varietal fresca e acidez média a alta.



DÃO: Região montanhosa. Vinhas a 200 a 400metros de altitude. Vinhos com aromas de fruta vermelha, taninos suaves e acidez alta. Principais castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jean (Mencía) e Alfrocheiro (vinhos com cor profunda, intensos aromas de amora e morango). Os brancos são feitos de encruzado e variam em estilo, desde ligeiros e frescos a versões mais ricas (fermentadas em barril).

BAIRRADA: Clima marítimo. A Baga é a principal uva e origina vinhos de cor profunda e com níveis altos de tanino. Outras castas: Touriga nacional, Alfrocheiro, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Os brancos são feitos de Bical e Maria Gomes.

ALENTEJO: Composto por 8 sub-regiões. Ao norte o clima é mais fresco e úmido e no sul é mais quente e seco. Corte típico é de Aragonês (Tempranillo) e Trincadeira (sabores de bagas vermelhas especiadas e níveis altos de tanino). A Alicante Bouchet é uma casta com níveis altos de cor e taninos e també é utilizada nos cortes. Outras castas são a Touriga Nacional e Syrah. Para brancos, Arinto, Antão Vaz e Ropeiro fazem vinhos frutados e florais, níveis médios de acidez (alguns podem envelhecer em carvalho).

VINHO REGIONAL: Vinho Regional Alentejano (ao redor da DOC Alentejo) com grande variedade de castas. As regiões de vinho regional de Lisboa, Península de Setúbal e Tejo também são importantes.