sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni


CAPÍTULO 16 – BEAUJOLAIS



VITICULTURA: Clima continental. Predomínio de vinhos feitos da uva Gamay que dá vinhos perfumados, com aromas de fruta do tipo framboesa e cereja. Níveis baixos a médios de tanino e de corpo. Sistema de poda é o gobelet.


DENOMINAÇÃO DE ORIGEM E VINHOS:
BEAUJOLAIS E BEAUJOLAIS NOVEAU: Produz vinhos por maceração carbônica e Semicarbônica. Vinho para consumo imediato. Tem corpo ligeiro e níveis baixos de taninos, com fruta de baga vermelha e frequentemente notas de kirsch, banana e especiarias do tipo canela.

BEAUJOLAIS VILLAGES: São plantadas numa série de colinas com solos de granito. São 39 localidades.

BEAUJOLAIS CRUS: 10 villages tem o direito de usar sua denominação de Cru Beaujolais. As mais famosas são: Brouilly, Morgon, Fleurie e Monlin-à-Vent. Esses vinhos possuem maior concentração de fruta e taninos, isso permite que eles envelheçam em garrafa. Alguns produtores utilizam o envelhecimento em madeira (grandes cubas).