quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 15 – BORGONHA



CLIMA E VITICULTURA: Clima continental fresco a continental. Perigo de geada na primavera e chuvas de granizo no verão. È o lara da Pinot Noir e da Chardonnay. Melhores vinhos Grand Cru e Premier Cru estão localizados a meia altura das encostas. Os solos são variados, nas encostas são menos profundos e com melhor drenagem, enquanto na planície solos mais profundos e mais férteis.


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
PINOT NOIR: Plantações mais importantes estão em Côte d´Or. Os vinhos tem sabores de fruta vermenla na juventude, que evoluem para sabores de terra, caça e cogumelo. Possui acidez alta e níveis baixos a médios de taninos. Os melhores vinhos são envelhecidos em parte em madeira nova por 16 a 18 meses.

CHARDONNAY: Os estilos variam desde Chablis que é magro, metálico e de acidez alta, para os vinhos da Côte d´Or que são complexos e expressivos até Mâcon que tem mais corpo e uma fruta mais madura. Técnicas de fermentação, envelhecimento em barril, FML, Bâtonnage.

ALIGOTÉ: Vinhos neutros e com alta acidez.

GAMAY: Vinhos de consumo imediato, fruta de baga madura, níveis baixos de taninos.


A HIERARQUIA DAS DENOMINAÇÕES DE ORIGEM DE BORGONHA:
DENOMINAÇÕES REGIONAIS: Bourgogne Rouge, Bourgogne Blanc são denominações genéricas e os vinhos podem proceder de qualquer lugar da Borgonha. Há também uma série de denominações regionais que cobrem áreas um pouco mais restritas: Bourgogne Hautes Côte de Nuits, Bourgogne Hautes Côtes de Baune e Bourgogne Côte Chalonnais. No Mâconnais, as denominações incluem Mâcon para tintos e Mâcon Villages para brancos.

DENOMINAÇÕES COMUNAIS: Na hierarquia seguinte, utiliza-se os termos de denominações comunais: Chablis, Gevrey-Chambertin... Se o vinho proceder na totalidade de uma única vinha, o nome da vinha poderá também ser mencionado no rótulo. Observação: o termo village pode ser usado em vez de comuna.

DENOMINAÇÕES DE VINHA – PREMIER CRU E GRAND CRU: Na hierarquia, são 600 vinhas Premier Cru. Se o vinho provém de uma vinha Premier Cru, também o nome dess vinha aparecerá no rótulo. Se o produtor misturar vinhos provenientes de diferentes vinhas premier cru localizadas dentro de um mesmo village, o nenhum nome da vinha aparecerá no rótulo. No topo da pirâmide de qualidade está o Grand Cru, há 34 vinhas. Estas podem ser reconhecidas pelo fato de apenas o nome da vinha aparecer no rótulo.



DENOMINAÇÕES DE ORIGEM NA BORGONHA (REGIÕES, VILLAGES E VINHAS):
CHABLIS: Ao norte da Borgonha. Uva chardonnay. Hierarquia: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru. Melhore vinhedos estão nas encostas orientadas para o sul. Alguns produtores envelhecem os vinhos em madeira usada, mas a maioria utiliza tanque de aço inox.

A CÔTE D´OR: Dividida em Côte de Nuits (reconhecida pelos melhores Pinot Noir): Gevrey-Chambertin (Chambertin, Chambertin Clos de Bèze), Vougeot (Clos de Vougeot), Vosne-Romanée (Romanée-Conti, La Tâche e La Romanée) e Nuits-sait-Georges. Côte de Baune (reconhecida pelos melhores Chardonnay): Aloxe-Corton (Corton, Corton-Charlemagne), Beaune, Pommard, Volnay, Meursault, Puligny-Montrachet (Montrachet) e Chassagne-Montrachet (Montrachet). O termo Côte de Nuits-Villages pode ser tinto ou branco de qualquer parte da Côte de Nuits. O termo Côte de Beaune-Villages só pode ser tinto de qualquer parte da Côte de Beaune.

A CÔTE CHALONNAIS: Não possui vinhas Grand Cru. Rully produz vinhos brancos, tintos e espumantes. Mercurey possui mais reputação e produz tintos. Givry é a menor e produz tintos de boa reputação. Montagny apenas vinhos brancos.

MÂCONNAIS: Chardonnay é a uva mais plantada, tintos de Gamay e alguns de Pinot Noir. Vinhos rotulados como Mâcon podem ser tintos ou brancos. Vinhos rotulados como Mâcon Villages são brancos de boa relação qualidade-preço. Pouilly-Fuissé e Saint-Véran são os de melhores qualidades, FML, envelhecidos em barris, notas de fruta maduras, frutas tropicais e de caroço.