domingo, 11 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 18 – O VALE DO LOIRE



CLIMA E VITICULTURA: As diferentes sub-regiões estão sujeitas a influências climáticas diferentes. Em geral o clima é fresco. Porém os Vinhedos Centrais tem um clima continental, e os Nantais tem um clima marítimo. Anjou é mais quente e seco por causa da proteção das colinas do Mauges. Já Touraine tem um clima mais fresco e úmido com solos de Argila. As doenças fúngicas associadas a níveis altos de precipitação podem ser um problema. Melhores vinhedos estão na orientação sul, meia altura da encosta de frente para o rio (calor extra e reflexo da luz).


CASTAS BRANCAS E ESTILOS DE VINHO:
SAUVIGNON BLANC: Denominações mais prestigiadas são Sancerre e Pouilly-Fumé que estão localizadas nos Vinhedos Centrais e em solos pedregosos, bastante calcário e com boa drenagem. Esses vinhos tem notas defumadas, , maçã verde e pedras molhadas, possui acidez alta. Normalmente feito em tanque aço inox, sem FML e sem barrica. A maioria não são vinhos para envelhecer. Outra denominação importante do Vinhedos Centrais é a Menetou-Salon que possui preços mais moderados e estilo semelhante. Já em Touraine, os vinhos são menos concentrados, mais simples e frutados.

CHENIN BLANC: Não tão aromática e de acidez alta, produz vinhos espumantes, secos e doces (depende do grau de maturação da uva). Os vinhos têm aromas que vão de maçã fresca até fruta tropical. Podem ter um carácter defumado e metálico. Ao evoluir (ou os doces) desenvolvem aromas e sabores de damasco, casca de fruta cítrica, mel, torrada, feno. Principais regiões são: Vouvray, Saumur, Anjou, Savennières e Coteaux du Layon (vinhos doces de Quarts de Chaume, Bonnezeaux).

MELON BLANC: Conhecida como Muscadet ou Melon de Bourgogne. Possui acidez alta, corpo ligeiro, notas de futa verde. Denominação: Muscadet Sèvre et Maine. O Muscadet (Sèvre et Maine) Sur Lie fica em contato com as borras e possui uma textura mais rica.


CASTAS TINTAS E ESTILO DE VINHO:
CABERNET FRANC: Solos arenosos para versões de vinhos mais ligeiros e frutados e solos argilo-calcários nas encostas com orientação sul para os vinhos mais encorpados com mais tanino. Principais denominações: Chinon, Bourgueil, Samur Champigny.

OUTRAS VARIEDADES TINTAS: Gamay (Touraine e Anjou), Pinot Noir (Vinhedos Centrais).


ESTILOS DE VINHO ROSÉ: Produzidos principalmente em Anjou-Saumur. É sempre seco e o corte deve conter no mínimo 30% de Cabernet Franc / Cabernet Sauvignon. Denominações: Cabernet d´Anjou (melhor qualidade e feito do corte das cabernets – meio doce) e Rosé d´Anjou (menos doce e o corte da casta Grolleau e cabernet Franc. Os vinhos de Touraine são elaborados de uma ampla gama de castas tintas, seu estilo é seco, fresco e frutado. O Sancerre Rosé é feito de Pinot Noir, cor pálida, corpo ligeiro, seco e sabores de fruta delicada. Os vinhos rosés são feitos por prensagem direta, maceração curta com as peles, fermentados em recipientes inertes a temperatura controlada.