segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 19 – O NORTE DO RHÔNE



CLIMA E VITICULTURA: Clima moderado continental. As vinhas estão plantadas próximo ao rio, melhores lugares nas encostas com orientação sul. As videiras são suportadas por estacas. Perigo: vento Mistral (vento frio e forte que vem do norte).


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
SYRAH: A única variedade tinta permitida no Norte do Rhône. Os vinhos tendem a ter cor profunda, níveis médios a altos de tanino, fruta preta, aromas de pimenta preta e florais. Os melhores vinhos costumam passar por barrica. Há tempos era comum o corte com uvas brancas como a Viognier.

VIOGNIER: Vinhos brancos com muito corpo, perfumados aromas de árvore em flor, damasco e frutas de caroço. Acidez baixa e altos níveis de álcool. A madeira nova é cada vez mais usada. Alguns produtores fazem o vinho de uvas de colheita tardia em um estilo quase seco.

MARSANNE E ROUSSANE: Combinadas em vinho de corte. A Marsanne proporciona riqueza e corpo, enquanto a Roussane oferece acidez e fruta. Ao envelhecer, esses vinhos podem desenvolverem aromas de avelã.


REGIÕES E VINHOS:
CÔTE RÔTIE: Localizada mais ao norte em uma encosta ensolarada. Podem adicionar até 20% de Viognier a Syrah. Os vinhos têm cor profunda, muito corpo, especiarias e frescura floral.

CONDRIEU: Denominação que produz somente Viognier. Melhores vinhos provêm de vinhas de baixo rendimento, implantadas em terraços íngremes e boa exposição solar. Dentro tem uma denominação própria que é o Château-Grillet que produz vinhos em um estilo similar aos de Condrieu.

SAINT-JOSEPH: Tintos feitos de Syrah e brancos feitos de Marsanne e Roussane. Os vinhos possuem menos corpo. Alguns produtores utilizam maceração carbônica.

HERMITAGE: Está dividida em lieux-dits (lugares com nome) que dependem da inclinação e orientação. É o vinho com mais corpo e que envelhece bem. Castas Syrah, Marsanne e Roussane (podem fazer 15% do corte, mas geral fazem vinhos brancos).

CROZES-HERMITAGE: A maior produtora em volume. Castas Syrah, Marsanne e Roussane (podem fazer 15% do corte). Ao norte, melhores vinhos nas encostas (mais corpo e podem envelhecer bem). Ao sul, mais planícies (maiores rendimentos e vinhos mais ligeiros). 

CORNAS: Mais quente. Vinhos 100% Syrah. Cor profunda, muito corpo e estilo e qualidade similar ao Hermitage.