terça-feira, 13 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 20 – O SUL DO RHÔNE



CLIMA E VITICULTURA: Clima mediterrâneo (verões secos e quentes e invernos suaves). A seca pode ser um problema. Possui uma área maior que o Norte e mais plana. Os melhores vinhedos têm solos pedregosos (em Châteuneuf-du-Pape – galets) que irradiam calor para a vinha. O vento Mistral é mais forte.


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
GRENACHE: É a casta mais plantada. Faz vinhos com concentrados sabores de frutas vermelha especiada, e em anos mais quentes fruta assada ou em compota.

SYRAH: Proporciona cor e taninos extras ao corte.

MOURVÈDRE: Cor profunda e alto nível de taninos, fruta preta, aromas de caça e carne.

CINSAULT: Apoio ao corte proporcionando fruta vermelha, mais do que taninos e cor. Em parceria com a Grenache faz vinhos rosés frescos e frutados.
UVAS BRANCAS: Clairette, Grenache Blanc, Bourbolenc, Viognier, Marsanne e Roussane. Melhores vinhos têm uma textura rica e muito corpo, nível alto de álcool, acidez baixa a média, subtis aromas frutados. A madeira nova raramente é usada.


REGIÕES E VINHOS:
CÔTES DU RHÔNE: Denominação genérica. A maioria é vinhos tintos frutados, de corpo médio e simples.

CÔTES DU RHÔNE VILLAGES: Denominação de villages específicos. É necessário utilizar uma maior percentagem de Grenache, Syrah e Mouvèdre. Os melhores vinhos tem mais corpo, estrutura e sabores de fruta vermelha especiada.

CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE: É o maior de todos os crus. Vinhas planas, solos galets. Podem optar por até 13 tipos de castas. Os melhores têm muito corpo e textura rica, com concentrados sabores de fruta vermelha especiada que equilibram o característico nível de álcool.

TAVEL E LIRAC: São mais famosos pela produção de vinho rosé (elaborados principalmente de Grenache e Cinsault). Tem muito corpo, sabores intensos e capacidade de envelhecimento em garrafa. Em Tavel só pode produzir rosés.

GIGONDAS E VACQUEYRAS: Dois crus que produzem vinhos semelhantes ao Châteuneuf-du-Pape a base de Grenache.

BEAUMES DE VENISE: Denominação de origem para vinhos fortificados de Muscat – Muscat de Beaumes-de-Venise.