terça-feira, 13 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 21 – SUL DE FRANÇA


CLIMA E VITICULTURA: Clima mediterrâneo moderadamente quente, verões quentes e invernos suaves, baixa precipitação (a seca pode ser um problema). As encostas são mais frescas e com solos menos férteis e com boa drenagem.


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
CASTAS TINTAS: Grenache, Syrah, Carignan (níveis altos de tanino, acidez e cor), Cinsault, Mourvèdre, Merlot e Cabernet Sauvignon.

CASTAS BRANCAS: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier, Muscat, Grenache Blanc, Picpoul (em Pinet), Mauzac (em Limoux), Maccabeu (em Roussilon), Rolle (Provence) e Clairette (Provence Languedoc).


DENOMINAÇÕES:
VINHOS IGP: Mais vinhos que qualquer região do país. A maioria vende-se sob o nome Pays d`Oc. Grandes volumes de vinhos frutados e maduros de boa relação qualidade-preço.

LANGUEDOC: Denominação genérica que abrange todos os vinhos desde a fronteira com a Espanha até Nîmes. As melhores regiões podem adicionar seu nome junto a denominação. Acima dessa denominação genérica, temos as denominações como: Côtes du Roussillon e Minervois.

CÔTES DU ROUSSILLON: É mais montanhosa. Pode originar vinhos mais concentrados. As melhores vinhas (ficam ao norte) podem acrescentar o termo Villages.

FITOU: Mais ao norte, divide-se em duas áreas: uma faixa costeira moderadamente quente que produz vinhos com mais corpo; e uma área no interior mais fresca e em altitude onde predomina vinhos mais ligeiros.

CORBIÈRES: Abrange lugares moderadamente quentes próximo a costa. Subdividida em 11 regiões, sendo Boutenac a mais famosa (possui sua própria AC).

MINERVOIS: Fica nas encostas do Maciço Central e é subdividida. La Lavinière tem sua própria AC.

PICPOUL DE PINET: Fica perto da costa (refrescantes brisas), vinhos com alta acidez da uva Picpoul.

LIMOUX: Chardonnay com madeira.

PROVENCE: As colinas protegem a zona do Mistral. Os vinhos rosés representam a maioria da produção e são: cor muito pálida, corpo ligeiro, secos, delicados sabores de toranja e fruta vermelha. Os tintos vão de frescos e frutados a com mais corpo e envelhecidos em barril. Os melhores brancos são aromáticos e feitos da casta Rolle ou Clairette. Côtes de Provence é a maior denominação. A subdivisão mais importante das três é a Bandol Appellation Contrôlée (a leste de Marselha) que produz vinhos tintos com muito corpo e taninos potentes (uva Mourvèdre) que requerem envelhecimento em garrafa.