quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 22 – ALEMANHA



CLIMA E VITICULTURA: Clima continental fresco. Os melhores vinhedos encontram-se nas encostas íngremes, geralmente pedregosas (solo ardósia), orientação sul. Trabalho de vindima manual nas encostas. 


CASTAS: 
RIESLING: A casta mais plantada da Alemanha. Os sabores podem ir de delicados e florais a um carácter de fruta mais rico do tipo pêssego. Os vinhos podem ir de seco a muito doces.

MÜLLER-THURGAU: Ou Rivaner. É o cruzamento entre a Riesling e Madeleine Royale. Estilo floral e frutado. Faz vinhos econômicos. Qualitätewein de estilo meio seco / meio doce.

SILVANER: Comum nas regiões Rheinhessen e Franken. Elabora vinhos secos e doces.

PINOT GRIS E BLANC: Produção vem aumentando e o estilo é seco.

SPÄTBURGUNDER (PINOT NOIR): Áreas mais quentes no Pfalz e Baden. Vinhos secos, ligeiros, frutados ou de estilo mais concentrado que pode usar madeira.

DORNFELDER: Vinhos de cor profunda.

PORTUGIESER, TROLLINGER E SCHWARZRIESLING (MEUNIER): Vinhos frutados, ligeiros ou de estilo mais concentrado que pode usar madeira. São Qualitätewein e se consomem no mercado alemão.


ESTILOS
KABINETT: São os Prädikatwein mais delicados, corpo ligeiro, acidez alta, sabores de maçã verde ou fruta cítrica e doçura residual equilibrada.

SPÄTLESE: São mais concentrados, mais maduros, mais encorpados, ligeiramente doces. Aromas de fruta cítrica e de fruta de caroço (pêssego ou damasco).

AUSLESE: Elaborados de cachos de uva supermadura que foram selecionados individualmente. Sendo secos ou doces, são mais maduros e ricos que os Spätlese. Pode ter podridão nobre.

BEERENAUSLESE (BA) E TROCKENBEERENAUSLESE (TBA): A podridão nobre é essencial para atingir o peso de mosto necessário para o TBA (no BA pode ter podridão). Esses vinhos são doces, níveis baixos de álcool, sabores de mel, fruta de caroço seca, casca de fruta cítrica cristalizada e flores. Estão entre os melhores doces do mundo e sua produção é muito pequena.

EISWEIN: Elaborados de vez em quando. Pode ter podridão nobre. Priorizam a pureza varietal, acidez e doçura equilibradas.


LEGISLAÇÃO SOBRE O VINHO E ROTULAGEM NA ALEMANHA:
IGP: Rotulados como Landwein.

DEUTSCHER WEIN: Vinhos sem IG.
RÓTULOS DOS VINHOS: 13 regiões DOP. Os vinhos são normalmente rotulados indicando a casta e classificados de acordo com o peso mínimo do mosto na altura da vindima. Existem 2 níveis: Qualitätswein e Prädikatswein (6 categorias). Os termos podem aparecer no rótulo: Doçura (trocken – secos; halbtrocken ou feinherb – doçura média), localização da vinha (lugar seguido do nome da vinha), indicação de qualidade (Qualitätswein secos das melhores vinhas – não faz parte da legislação Alemã, mas são os melhores vinhos VDP Verband Deutscher Prädikatsweingüter – GG Grosses Gewächs).


REGIÕES VINÍCOLAS:
MOSEL: Predomíneo da Riesling com estilo menos corpo, menos álcool e maior acidez, sabore florais e fruta verde. Área mais conhecida é o Mosel Médio e suas localidades mais conhecidas são Piesport, Bernkastel e Wehlen. Melhores vinhas em encostas de solo ardósia. Outras regiões e mais frias são Saar e Ruwer possuem acidez mais alta e em anos mais frios optam por fazer espumante.

NAHE: Localidades Schlossböckelheim e Bad Kreuznach. Mais quente e produz Rieslings com sabores de fruta mais madura.

RHEINGAU: Região prestigiada. Melhores TBA e BA da Alemanha. Rieslings secos de corpo médio a muito corpo e sabores de pêssego maduro. Os vinhos GG podem ser de Riesling ou Spätburgunder.

RHEINHESSEN: Maior região vitivinícola. Grande variedade de castas tintas e brancas.  Os vinhos GG podem ser de Riesling ou Spätburgunder. Localidade de prestígio é Nierstein nas encostas que produz o Riesling mais encorpado.

PFALZ: Região mais seca da Alemanha. Grande variedade de castas tintas e brancas. Os vinhos GG podem ser de Riesling, Spätburgunder e WeiBburgunder. Localidades com maior qualidade estão em Forst e Deidesheim (Mittelhaardt). 

BADEN: Região mais quente e austral. Vinhos com mais corpo e álcool. Localidades mais famosas: Kaiserstuhl (vulcão extinto) e Tuniberg. Vinos GG podem utilizar uma grande variedade de castas.

FRANKEN: Predomina a produção de vinho branco. A principal uva é a Silvaner. Vinhos provenientes das encostas orientadas para o sul em Würzburg, são secos e com riqueza ao palato (qualidade terrosa). Vinhos GG podem utilizar uma grande variedade de castas.