quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni


CAPÍTULO 23 – ÁUSTRIA


CLIMA E VITICULTURA: Clima continental fresco com verões curtos e invernos rigorosos. Mais ao norte recebe influência de ventos frios e próximo à fronteira com a Hungria recebe ventos mais quentes do leste. 


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
GÜNER VELTLINER: Casta branca mais plantada. Os melhores vinhos na juventude têm sabores de fruta cítrica ou fruta em caroço, notas de pimenta branca, quando envelhecem desenvolvem camadas de mel e torrada. A maior parte é fermentada e envelhecida em tanques de aço inox ou madeira usada. Alguns produtores envelhecem o seu vinho em barricas novas.

WELSCHRIESLING: segunda variedade branca mais plantada. Seus vinhos brancos secos são frescos e simples. Produz vinhos de sobremesa de elevada qualidade.

RIESLING: Não é amplamente plantada. Melhores vinhos são de Wachau, Kamptal, Kremstal. São vinhos secos, corpo médio a muito corpo, sabores de fruta primária madura do tipo pêssego. Os melhores podem envelhecer em garrafa.

OUTRAS CASTAS BRANCAS: Chardonnay, Müller-Thurgau e Sauvignon Blanc.

ZWEIGELT: Uva tinta mais plantada. Vinhos de cor muito profunda, taninos suaves e fruta do tipo amora-silvestre.

BLAUFRÄNKISCH: Mais conceituada. Vinhos com níveis médios de taninos, acidez alta e um sabor apimentado e de cereja ácida.

ST LAURENT: Vinhos similares a Pinot Noir. É comum envelhecer em madeira.

*Observação: as castas tintas costumam serem utilizadas em corte com a Pinot Noir, Cabernet Sauvignon ou Merlot.


LEGISLAÇÃO SOBRE O VINHO NA ÁUSTRIA:
IGP: Rotulados como Landwein.

WEIN: Vinhos sem IG.

VINHOS DOP: Há quatro estados federais e 16 áreas que têm a condição DOP. Todos podem ter ou a condição de Qualitätswein ou a condição de DAC.

QUALITÄTSWEIN: Podem ser elaborados a partir de 35 castas autorizadas e podem ser de qualquer estilo. Também poderão ser rotulados com um nível de Prädikat (similar ao da Alemanha). 

PRÄDIKATSWEIN: Similar ao da Alemanha, porém com dois níveis adicionais. Ausbruch (entre BA e TBA). E Strohwein ou Schilfwein – vinhos feitos a partir de cachos de uva que se colocam em esteiras de palha ou de cana durante o inverno para concentrarem os açúcares.

DISTRICTUS AUSTRIAE CONTROLLAUTUS (DAC): Nove regiões escolheram se tornar DAC. Os produtores aqui devem concordar sobre uma casta (ou castas) e sobre o estilo de vinho que acreditem refletir bem a sua região para conseguirem estabelecer as necessárias normas para produção. Os vinhos que não se enquadram na DAC devem ser rotulados com o nome do estado federal correspondente.


REGIÕES E VINHOS:
NIEDERÖSTERREICH: É a maior região em produção e exportação. A sub-região Wachau é a que tem mais reputação para vinhos secos elaboradas da Grüner Veltliner e Riesling. Suas vinhas são íngremes, orientação sul próximas ao rio Danúbio. Ainda não é uma DAC. Mais ao norte, as sub-regiões Kamptal DAC e Kremstal DAC produzem vinhos similares a Wachau.

WEINVIERTEL DAC: É a maior área vitivinícola. Os vinhos dentro dessa DAC só podem ser da uva Grüner Veltliner. Existem dois níveis: Klassik com estilo ligeiro, fresco e frutado e o Reserve com estilo de álcool mais elevado e envelhecimento em madeira de carvalho.

BURGENLAND: Produz brancos secos, vinhos doces e tintos. O Lago Neusiedl é importante para ajudar a desenvolver a botrytis. Neusiedlersee é uma DAC para vinhos Zweigelt. Existem três DAC para vinhos Blaufrankish, a maior é Mittelburgenland.