domingo, 25 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 33 – CALIFÓRNIA


CLIMA E VITICULTURA: A combinação de calor, sol intenso, escassez de chuva (algumas regiões utilizam o gotejamento), influência de brisas do mar e altitudes permitem os produtores oferecerem uma diversificada gama de vinhos.


CASTAS E VINIFICAÇÃO: 
CABERNET SAUVIGNON: É a uva tinta mais plantada. Produz vinhos com muito corpo, sabores muito concentrados de cassis maduro e aromas de especiarias.

ZINFANDEL: Essa uva madurece por de forma homogênea e pode ser utilizada de forma pacificada. Produz vinhos tintos concentrados, muito corpo, níveis altos de álcool, uma pequena quantidade de açúcar residual, frutas vermelhas e pretas, bagas secas e alcaçuz. Faz o rosé chamado White Zinfandel que é frutado, cor pálida, meio doce e têm níveis baixos de álcool.

MERLOT: Em geral faz vinhos acessíveis, taninos suaves e fruta preta madura (San Joaquin, em Central Valley). Melhores vinhos vem de lugares mais frescos como Monterey, North Coast, Napa e Sonoma, cujo estilo é de cor profunda, taninos suaves e aveludados, muito corpo, níveis altos de álcool, sabores de amora e ameixa. 

PINOT NOIR: Principais regiões: Russian River Valley, Los Carneros e Santa Maria Valley. Os estilos variam, alguns têm pouca cor e notas de caça e vegetais; a maioria tem sabores de fruta vermelha madura e notas de especiarias doces.

SYRAH: Plantada em todo o estado. Produz vinhos  rico de muito corpo a vinhos mais magros e apimentados.

CHARDONNAY: Casta branca mais plantada. Produz vinhos econômicos em Central Valley com estlio frudado, acidez baixa a média, notas tostadas (aduela ou barrica). Antigamente produzia-se muito o chardonnay encorpado, com níveis altos de álcool, acidez baixa, sabores de madeira, avelã, manteiga, frutas do tipo pêssego e banana. Hoje em dia se produz também exemplos com menos madeira, vindo de regiões mais frescas como Los Carneros e Russian River Valley.

SAUVIGNON BLANC: Os melhores vêm da costa, têm acidez alta, sabores de fruta cítrica madura. Os mais acessíveis vem do Central Valley. O termo Fumé Blanc pode ser usado para indicar um estilo com madeira de carvalho (embora alguns produtores utilizem esse termo para vinhos sem madeira).


REGIÕES E VINHOS:
COSTA NORTE: Clima das vinhas é influenciado pelo oceano, o qual tras o nevoeiro e brisas frescas que atravessam as brechas das cordilheiras.
NAPA COUNTY:

NAPA VALLEY AVA: Terras vitícolas mais caras e de maior prestígio. Os vinhedos encontram-se no fundo do vale, em ambos os lados, e estão divididos em uma série de AVA mais pequenas.

LOS CARNEROS AVA:  Situada no fundo do vale, é mais fresca e produz Pinot Noir e Chardonnay de elevada qualidade. Produz espumantes do método tradicional. 

STAGS LEAP DISTRICT, YOUNTVILLE, OAKVILLE E RUTHERFORD: São AVA mais quentes, produzem a Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

SAINT HELENA E CALISTOGA: São AVA com temperaturas mais alta durante o dia e que produzem vinhos mais concentrados e com mais corpo. Castas Cabernet Sauvignon, Zinfandel e Syrah.

DEMAIS AVA: Essas são moderadas pela altitude ao invés do nevoeiro: Howell Mountain, Atlas Peak, Diamond Mountain District, Spring Mountain District e Mount Veeder.


SONOMA COUNTRY E MENDOCINO COUNTRY:
SONOMA COUNTRY: Maior que o Napa Country e com maior diversidade de estilos.

RUSSIAN RIVER VALLEY AVA: Pinots e Chardonnays elegantes e de alta qualidade, assim como espumantes. Região mais fresca e enevoada.

DRY CREEK VALLEY AVA: Vinhas velhas de Zinfandel de qualidade superior. O fundo do vale é mais apropriado para Sauvignon Blanc.

ALEXANDER VALLEY AVA: Castas Cabernet Sauvignon e Rhône. É mais quente e os vinhos são mais carnudos e encorpados.

SONOMA COAST AVA: O clima recebe forte influência do oceano. Vinhas plantadas com orientação sul.

SONOMA VALLEY AVA: Similar ao Napa Valley (recebe brisas e nevoeiro). Produção de Chardonnay e Zinfandel de vinhas velhas.

MENDOCINO COUTRY: Região extensa e muito variada, condições quentes e secas, altitude pode chegar a 900metros. Os vinhos têm muito corpo, taninos suaves. Castas Cabernet Sauvignon, Syrah e Zinfandel. Essa região, incluí a fresca Anderson Valley Ava que produz vinhos aromáticos como o Riesling, Gewurztraminer e espumantes.

COSTA CENTRAL:
SANTA CRUZ MOUNTAINS AVA: Clima moderado, alguns lugares de encosta com solos pouco férteis. Produz alguns dos Cabernet Sauvignon mais elegantes da Califórnia, como também Chardonnay e Pinot Noir de elevada qualidade.

MONTEREY AVA: Foretemente influenciada pelo frio do Pacífico. Castas chardonnay e Pinot Noir plantadas mais perto da costa e as cepas Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah são plantadas dentro do vale. Existem uma série de AVA nas encostas à volta do vale de Salinas no Condado Monterey como a Santa Lucia Highlands AVA que faz um Chardonnay de elevada qualidade.

SAN LUIS OBISPO COUTRY AVA E SANTA BARBARA COUNTRY AVA: Na parte sul da Costa central, montanhas favorecem as brisas frescas para o oceano.
PASO ROBLES AVA: Plantações de Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Têm duas zonas distintas, a zona leste é mais quente e ensolarada com solos profundos e férteis e produz vinhos de grande volume. Na zona oeste, recebe brisas do oceano e produz vinhos de qualidade da Zinfandel e das castas do Rhône.

SANTA MARIA VALLEY AVA: Mais fresca, produz Pinot Noir e Chardonnay de boa qualidade.

SANTA YNEZ VALLEY AVA: Condições ligeiramente mais quentes e produção de tintos das castas de Bordeaux e Syrah.

RITA HILLS AVA: Mais fresca, especialidade Pinot Noir, Chardonnay e castas aromáticas.


CENTRAL VALLEY: Vinhos de grande volume. Clima quente e seco (utiliza irrigação). Castas: Rubired, Ruby Cabernet, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Colombard, Chenin Blanc e Barbera.

LODI AVA: Recebe brisas que chegam da Baía de San Francisco. O lar de algumas das melhores e mais antigas vinhas de Zinfandel da Califórnia.