quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 37 – ARGENTINA


CLIMA E VITICULTURA: Separada das influências do Pacífico pela cordilheira dos Andes, as regiões vitivinícolas possuem altitude acima 600metros (Salta, mais de 2mil metros) e utilizam sistema de irrigação (de degelo dos Andes, inundação e mais recentemente rega gota a gota), pois a seca é muito intensa. As geadas de primavera são um problema ocasional, mas o granizo de verão é um perigo regular, particularmente em Mendoza.


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
MALBEC: Produz vinhos de cor profunda e muito corpo, com notas de fruta preta e níveis altos de tanino macios. Os vinhos de elevada qualidade costumam ser envelhecidos em madeira nova (agrega sabores especiados). Vinhos de menor altitude tem geralmente mais corpo e fruta preta mais rica. Os vinhedos mais altos produzem vinhos mais elegantes, aromas mais frescos e mais florais. Pode ser adicionada em corte com a Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc ou Petit Verdot.

BORNADA: Segunda uva mais plantada. Produz vinhos de cor profunda com níveis altos de acidez e de taninos. Para vinhos de alto rendimento, são fáceis de beber, cor de intensidade média a profunda, aromas frutados de framboesa e amora. É cultivada principalmente em Mendoza e San Juan.

OUTRAS TINTAS: Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Tempranillo e Pinot Noir. Os vinhos de qualidade superior tendem a exibir sabores de fruta madura concentrada, notas tostadas de madeira de carvalho.

TORRONTÉS: Plantada em Salta, La Rioja, San Juan e Mendoza. Melhores vinhos vêm de vinhas de altitude localizadas na região de Cafayate (Salta). Estes vinhos têm intenso perfume frutado e floral, corpo médio, acidez média e sabores e fruta de caroço e melão.

CHARDONNAY: Os vinhos de qualidade superior tendem a ser envelhecidos em barris de madeira de carvalho.

OUTRAS UVAS BRANCAS: Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Semillon, Viognier, Pedro Gimènez (variedade de baixa qualidade, não é a mesma da Espanha, essa é usada para fazer vinhos baratos para o mercado interno).


REGIÕES E VINHOS:
PROVÍNCIA DE SALTA: Vinhas mais altas do mundo e com até 3mil metros de altitude. A Torrontés é a casta dominante e origina vinhos altamente aromáticos, especialmente na região de Cafayate. Também tem plantação de Malbec e Cabernet Sauvignon.

PROVÍNCIA DE LA RIOJA: Terceira maior área de produção na Argentina. A principal área está no Vale de Famatina. A Torrontés é a especialidade da região. Também tem plantação de Cabernet Sauvignon, Syrah e Bonarda.

PROVÍNCIA DE SAN JUAN: É a segunda área vinícola mais importante da Argentina. Vinhedos de 450 a 1400metros de altitude. Conhecida pela qualidade dos seus Syrah. Outras variedades: Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda, Chardonnay e Viognier.

PROVÍNCIA DE MENDOZA: Principal província. Vinhedos plantados em condições desérticas. Mendoza pode ser dividida em zonas. 
Zona Norte e Zona Este o foco é em vinho econômico (rio Mendoza ajuda na irrigação). 
A Zona do Centro, no Departamento Luján de Cuyo, boa reputação por produzir excelentes Malbec (altitude 900 a 1100metros) de vinhas velhas que conferem suavidade, redondeza e especiarias doces. O Departamento Maipú fica a leste de Luján de Cuyo (vinhedos em menores altitudes) onde a Syrah e Cabernet desempenham um papel mais importante. A parte baixa de Maipú fornece vinhos econômicos de grande volume, produz também Bonarda, Tempranillo de qualidade de vinhas velhas. 
A Zona Valle de Uco: fonte de uvas de elevada qualidade (entre 1000 a 1450metros de altitude, os mais altos de Mendoza). Todas as castas se dão bem aqui (Chardonnay, Torrontés, Sauvignon Blanc, Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo). Lugares mais frescos conseguem produzir a Pinot Noir. Inclui o Departamento de Tupungato que está sendo cada vez mais reconhecido pela qualidade dos seus vinhos.
A Zona do Sul: Alberga o departamento de San Rafael. Altitude mais baixa, mas a sua localização mais a sul torna a região mais fresca. Plantações de Chenin Blanc.

REGIÃO DA PATAGONIA: Compreende a Província de Río Negro e a Província de Neuquén (potencial ainda está sendo explorado). Vinhas situadas entre 200 a 250metros (a influência aqui não é criada pela altitude e sim pela latitude). Castas: Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Malbec, Merlot.