domingo, 1 de setembro de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 38 – ÁFRICA DO SUL


CLIMA E VITICULTURA: Deveria ter um clima quente, mas muitas das áreas de vinhas estão sujeitas a influências de arrefecimento que vem do oceano Antártico (corrente fria Benguela) e o vento forte vindo do sudeste (Cape Doctor). A maioria das vinícolas se localizam em regiões montanhosas.


LEGISLAÇÃO SOBRE O VINHO NA ÁFRICA DO SUL: O sistema chama-se Wine of Origin (W.O.) que levam o selo de certificação na garrafa. Atualmente a única Unidade Geográfica é a Western Cape (permite fazer corte utilizando as melhores uvas provenientes de áreas distintas). Western Cape está dividida em regiões (as mais importantes são: Coastal Region, Breede River Valley e Cape South Coast), por sua vez divididas em Distritos e, a seguir, em Wards. O termo Estate Wines se refera a vinhos produzidos em uma única propriedade vitivinícola. O Termo Integrated Production of Wine (IPW, Produção Integrada de Vinho) é de um sistema de agricultura sustentável facultativo.


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
CABERNET SAUVIGNON: É a uva tinta mais plantada. Para vinhos monovarietais, mas também em cortes com a MERLOT (quando usada sozinha, produz vinhos com muito corpo e fruta do tipo ameixa) e a CABERNET FRANC. 

SYRAH: É amplamente plantada, nos climas quentes origina tintos ricos e de muito corpo, nível alto de álcool e exibem sabores de fruta preta madura, por vezes caráter terroso ou de carne; em regiões mais frescas origina vinhos apimentados e com menos corpo.

PINOT NOIR: É plantada em regiões mais fresas da costa, a grande maioria dos vinhos de qualidade superior passam por barrica (pelo menos uma parte m novos). 

PINOTAGE: Pinot Noir e Cinsault. Por vezes é usada em cortes com castas internacionais, como parte de um Cape Blend. Em seu estilo varietal produz diferentes estilos de vinho de estilo ligeiro e frutado, com sabores de fruta de baga vermelha; vinhos de vinhas velhas podem ter muito corpo, fruta de baga rica e especiada (se passar por barrica adquire intensos aromas de café ou de chocolate).

CHENIN BLANC: Casta mais plantada. Num estilo básico, produz vinhos fáceis de beber, com sabores simples do tipo fruta de caroço. Em vinhos de vinhas velhas fazem um estilo com sabores mais concentrados e complexos, textura mais rica e a fermentação em barril pode adicionar sabores tostados.

COLOMBARD: segunda casta mais plantada. Uma proporção significativa do total é usada para a produção de brandy.

SAUVIGNON BLANC: Vinhos com frequente carácter herbáceo. Os melhores provêm de regiões mais frescas e exibem aromas e sabores puros de fruta cítrica e fruta verde.

CHARDONNAY: Podem utilizar fermentação em barrica e bâtonnagem.

MOSCATEL DE ALEXANDRIA: Chamada de Hanepoot, faz vinhos de sobremesa e colheita tardia (alguns podem ter influência da podridão nobre).

VIOGNIER: Produz vinhos ricos e perfumados com toque de madeira e notas tostadas.

OUTRAS CASTAS: feitos de Chenin Blanc: Marsanne, Roussanne, Grenache Blanc e Viognier.


REGIÕES E VINHOS:
COASTAL REGION: 
DISTRITO DE STELLENBOSCH: É o centro da produção de vinhos de qualidade. Clima moderado a moderadamente quente. Possui variedade de altitudes. Esse distrito está dividido em uma série de Wards. Reputação em vinhos tintos de qualidade superior, particularmente a Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Lugares mais frescos produzem Sauvignon Blanc e Chardonnay.
DISTRITO DE PAARL: Está menos exposto às influências de arrefecimento do mar. Possui variedade de altitudes. Castas Cabernet Sauvignon, Syrah, Pinotange, Chenin Blanc e Chardonnay.

WARD CONSTANTIA (DISTRITO DE CAPE PENINSULA): Possui algumas vinhas mais antigas de Cabo e estão localizadas na vertente leste da Montanha da Mesa. Essas vinhas são arrefecidas pelo vento Cape Coctor. Produção de Sauvignon Blanc, Semillon e vinho doce Vin de Constance (uvas Moscatel) de colheita tardia. Nos lugares mais quentes Shiraz e Cabernet Sauvignon.

DISTRITO DE SWARTLAND: Costumava a ser uma fonte de vinhos econômicos. Reconhecido como fonte de vinhos de Chenin Blanc (vinhas velhas) e Syrah de elevada qualidade. Produção de Cape Blends (tintos e brancos).

DISTRITO DE DARLING: Recebe brisas do oceano, produção de Sauvignon Blanc e de vinhos de vinhas velhas.

WARD DURBANVILLE (DISTRITO DE TYGERBERG): Lugares nas encostas arrefecidos pelas brisas do mar. Boa reputação de Sauvignon Blanc.


BREED RIVER VALLEY:
DISTRITO DE WORCESTER: Clima quente e seco e irrigação é essencial. Solos férteis. Maior produtor de Chenin Blanc e da Colombard. Fonte confiável para marcas de grande volume.

DISTRITO DE ROBERTSON: Clima similar a Worcester, embora mais fresco graças aso ventos do sudeste. Solos menos férteis. Fonte confiável para marcas de grande volume. Syrah excelentes e Chardonnay de muido corpo.


CAPE SOUTH COAST: 
DISTRITO DE WALKER BAY: Contém os diversos wards de Hemel-em-Aarde. Lar dos melhores Chardonnay e Pinot Noir da África do Sul. Outras castas: Sauvignon Blanc, Merlot e Syrah.

DISTRITO DE ELGIN: Altitude e arrefecimento do mar. Reconhecida pelos Sauvignon Blanc intensos e frescos, promissoras de Pinot Noir, Chardonnay e Syrah.


DISTRITO DE CAPE AGULHAS: Está o Ward Elim reconhecido pelos Sauvignon Blanc penetrantes e herbáceos, prometedor de Syrah.