segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 39 – AUSTRÁLIA



CLIMA E VITICULTURA: Clima moderadamente quente ou quente. Moderada pela proximidade com o Antártico, Índico, ou rio Murray, ou altitudes. Baixa precipitação, a seca pode ser um problema. 


LEGISLAÇÃO DO VINHO NA AUSTRÁLIA: As zonas são áreas grandes. As regiões devem possuir qualidades consistentes e bem definidas que as diferenciem das regiões vizinhas. Muitas delas estão divididas em sub-regiões de áreas notáveis, com qualidades bem definidas e únicas.


CASTAS E VINIFICAÇÃO: 
SHIRAZ: Amplamente plantada. As regiões quentes como Hunter Valley e regiões moderadamente quentes como Barossa Valley podem produzir vinhos de Shiraz de muito corpo, intensamente frutados, notas terrosas, especiadas, aromas de couro. Em regiões mais frescas, produz um estilo mais magro e apimentado como Geelong e Heathcote. Em vinhos de corte, é usada para dar suavidade e corpo aos cortes feitos com Cabernet Sauvignon.

CABERNET SAUVIGNON: Mais escuro, taninos mais firmes, acidez mais alta do que o Shiraz. Exibe carácter de fruta preta madura (groselha preta, cereja preta), notas tostadas dada pela madeira. Regiões clássicas: Coonawarra e Margaret River.

MERLOT: Usada em vinhos de corte com a Cabernet sauvignon, proporciona corpo e fruta carnuda do tipo ameixa.

PINOT NOIR: Os melhores são de clima fresco ou moderado. Tende a ter corpo médio com nível médio de álcool, acidez média a alta e típicos sabores de cereja madura e morango. Principais regiões: Yarra Valley, Mornington Peninsula e Tasmânia.

OUTRAS TINTAS: Grenache, Petit Verdot, Mataro (Mourvèdre), Sangiovese e Tempranillo.

CHARDONNAY: Uva branca mais plantada. Estilo básico é um corte de fruta sem madeira, sabores de pêssego. Se usar aduelas, apresenta notas tosdadase e de baunilha. O estilo de elevada qualidade vem de regiões frescas a moderadas, como Adelaide Hills, Mornington Peninsula e Yarra Valley, Margaret River. Esses, apresentam fruta fresca vibrante, sabores provenientes de borras, uso de FML e envelhecimento em madeira de carvalho.

SAUVIGNON BLANC: Adelaide Hills, de clima moderado, éa área de referência para um estilo com sabores de maracujá e acidez alta.

SEMILLON: Região clássica é Hunter Valley onde é vindimada cedo. Os vinhos resultantes têm níveis baixos de álcool e são quase neutros quando engarrafados, quando envelhecem, desenvolvem sabores de mel e torrada (podem envelhecer 20 anos). Em Western Australia é produzido em um estilo muito mais herbáceo. Treadicionalmente, Barossa Valley produzia Semillon num estilo com mais corpo e mais macio, agora, produz cada vez mais versões elaboradas de uvas vindimadas cedo e sem passar por madeira.

RIESLING: Aromas e sabores de frutas cítricas (limão, lima, toranja) e evoluem para notas de torrada, mel e petróleo. Sem madeira, níveis altos de acidez, seco, quase secos e alguns doces. Principais regiões: Eden Valley, Clare Valley, Tasmânia e Frankland River.


REGIÕES VINÍCOLAS:
ZONA DE SOUTH EASTERN AUSTRALIA: Permite misturar uvas ou vinhos provenientes de uma grande parte das regiões. Aproveita-se a possibilidade de utilizar fruta proveniente dos vinhedos férteis e irrigados de Riverland, Murray Darling, Riverina (especializada na produção de vinhos botritizados da Semillon).


SOUTH AUSTRALIA:
BAROSSA VALLEY: Centro de produção de vinhos de qualidade. Clima quente e seco, vinhas velhas. Produção de excelentes Shiraz, Cabernet Sauvignon, Grenache, Semillon (fresco e sem madeira). OBS: Vinhos que são rotulados como Barossa provêm da zona de Barossa e podem ser elaborados a partir de fruta proveniente de Barossa Valley e Eden Valley.

EDEN VALLEY: Clima fresco a moderado que varia conforme a altitude. Os vinhedos mais frescos originam vinhos de Riesling de excepcional qualidade. Produção de Shiraz, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

CLARE VALLEY: Clima moderadamente quente é temperado pelas brisas do mar. Altitude de 300 a 400metros e algumas vinhas até 570metros. Produz Riesling, Shiraz e Cabernet Sauvignon.

ADELAIDE HILLS: Clima moderado. Vinhas a mais de 400metros de altitude. Região especializada em Sauvignon Blanc. Chardonnay e Pinot Noir. Também fabrica espumantes.

MCLAREN VALE: Especializada em vinhos tintos de Shiraz, Cabernet Sauvignon, Merlot e Grenache. Possui vinhas velhas.

COONAWARRA: Solo vermelho (terra rossa) sobre um subsolo calcário. Clima marítimo. Cabernet Sauvignon com característica de aromas de cassis e eucalipto ou mentol. Também produz Shiraz, Merlot e Chardonnay.




VICTORIA: Vinhas mais frescas do continente. Recebe brisas frescas do oceano. No interior, vinhas de altitude.

YARRA VALLEY: Clima marítimo, fresco a moderado. Grande variedade de altitudes e orientações. Especialidade: Pinot Noir. Produz espumantes. Outras uvas: Chardonnay, Shiraz e Cabernet Sauvignon.

MORNINGTON PENINSULA: Especialidades: Pinot Noir e Chardonnay. Clima marítimo moderado. Pequenas vinícolas de boutique.

GEELONG: O Chardonnay é reconhecido pela sua qualidade e tende a ser complexo, concentrado e de muito corpo. Produz Pinot Noir e Shiraz. Faz espumantes.

HEATHCOTE: Clima moderado. Influências vem da altitude e não do mar. Produz Shiraz, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Castas do Mediterrâneo, Sangiovese e Tempranillo.

GOULBURN VALLEY: Região moderadamente quente. Calor atenuado pelos lagos e riachos associados ao rio Goulburn. Shiraz é a mais plandada, mas a especialidade é a Marsanne.


NEW SOUTH WALES: Mais longa história vitivinícola da Austrália. Vinhedos plantados em altitude capazes de produzir alguns Chardonnay muito concentrados e Cabernet Sauvignon estruturados.

HUNTER VALLEY: Clima quente e úmido. Apresenta tempo instável e chuvoso. Técnica de gestão da canópia para minimizar a podridão. Variedade mais plantada é a Semillon. Produz Chardonnay e Shiraz.


WESTERN AUSTRALIA: 
MARGARET RIVER: Clima marítimo moderadamente quente. Precipitação alta. Cabernet Sauvignon é amplamente plantada e com frequência utilizada em cortes com a Merlot. Produz Chardonnay, Sauvignon Blanc e Semillon. 

GREAT SOUTHERN: Incluí as sub-regiões de Mount Barker e Frankland River, conhecidas pelos sus Cabernet Sauvignon de cor profunda, Shiraz elefantes e apimentados e os Riesling florais.


TASMÂNIA: Clima marítimo fresco. Fornecedora de vinho base para espumantes australianos. Produção de Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Gris e Cabernet Sauvignon.