terça-feira, 3 de setembro de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 40 – NOVA ZELÂNDIA




CLIMA E VITICULTURA: Clima marítimo. A ilha sul tem um clima fresco e a ilha norte é um pouco mais quente. Abundante precipitação. Solos com ótima drenagem. Iniciativa para reduzir o impacto ambiental: Sustainable Winegrowing New Zealand.


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
SAUVIGNON BLANC: Representa a maior parte da produção do país. Aromas penetrantes e intensos sabores de groselha verde e maracujá, possui alta acidez. Ilha Norte é mais quente e o estilo é mais tropical. Ilha Sul mais fresca e o estilo é acidez mais alta, pimentão verde e groselha verde. Alguns produtores envelhecem em carvalho, mas o estilo predominante é sem madeira.

CHARDONNAY: O estilo mais geral é fruta cítrica e fruta tropical concentrada. Notas de torrada e especiarias doces provenientes de madeira de carvalho francês nova.

VARIEDADES AROMÁTICAS: Riesling, Gewurztraminer, Pinot Gris.

PINOT NOIR: Segunda casta mais plantada. Amplamente cultivada na ilha sul. Estilo caracterizado por fruta vibrande, taninos finos e maduros, textura suave, frequentemente níveis bastante altos de álcool.

MERLOT: Casta tinta com segundo maior volume de produção.

CABERNET SAUVIGNON: Combinada com a Merlot.

SYRAH: Melhor desempenho em lugares mais quentes. 


REGIÕES E VINHOS:
ILHA NORTE:
AUCKLAND: Moderadamente quente e é a parte mais úmida da Nova Zelândia (problemas com doenças fúngicas). Castas: Chardonnay, Merlot e Syrah. Ilha Waiheke (a leste), reputação de excelente qualidade pelos tintos.

GISBORNE: Precipitação alta. Castas: Chardonnay, Gewurztraminer, Pinot Gris.

HAWKE´S BAY: É a mais quente de todas as áreas. A parcela Gimblett Gravels possui solos de cascalho que drenam bem a água e absorvem calor. Aqui se tem alta reputação de tintos. Castas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Syrah.

WAIRARAPA: Pinot Noir em eum estilo maduro, corpo médio a muito corpo, notas de ameixa preta e especiarias.

ILHA SUL:
MARLBOROUGH: Principal centro vitícola. Grande reputação de Sauvignon Blanc. Possui dois vales adjacentes: Wairau (fruta mais tropical) e Awatere (mais seco, mais fresco e mais ventoso – seus vinhos são com acidez mais alta e mais herbáceo). Outras castas: Pinot Noir, Chardonnay, Riesling e Pinot Gris.

NELSON: É mais fresco e úmido que Marlborough. Castas: Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Pinot Gris.

CANTERBURY: O Waipara é marcado por ventos que provocam um ligeiro efeito. Castas: Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Riesling.

CENTRAL OTAGO: Clima continental. Perigo de geadas na primavera e outono. A intensidade de luz solar é muito alta (níveis altos de álcool). A maioria das plantações é de Pinot Noir. Outras castas: Pinot Gris, Riesling e Chardonnay.