sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Chegou o Almaviva EPU 2011!!!

Pessoal!!!
O BLOG ENOFILIA COMPLETA 3 MESES, e traz para vocês o Grande Almaviva...
Esse Post irei falar sobre o vinho Almaviva EPU que é um vinho ícone do Chile. O Almaviva é uma das marcas mais famosas do mundo, uma junção de duas super vinícolas - Concha y Toro e a  Baron Philippe de Rothschild. Confira:

Chegou o Almaviva EPU 2011!!!



Em 1997, a baronesa Philippine de Rothschild, presidente do Conselho Consultivo da Baron Philippe de Rothschild SA, e Don Eduardo Guilisasti Tagle, presidente da Viña Concha y Toro SA, chegaram a um acordo. Um parceria com a visão de criar um vinho premium excepcional, chamado Almaviva. 

Produzido sob a supervisão técnica de ambos os parceiros em conjunto, a primeira colheita foi um sucesso internacional imediato, após seu lançamento no mercado em 1998.

O nome de Almaviva, apesar de sua ressonância hispânico pertence à literatura clássica francesa: Conde Almaviva é o herói de As Bodas de Fígaro, a famosa comédia de Beaumarchais (1732-1799), que mais tarde seria transformado em uma ópera de o gênio de Mozart. 



O logotipo, por sua vez, é uma homenagem à história da ascendência chilena, com três reproduções de design elegante, que simboliza a visão da Terra e do cosmos na civilização Mapuche. O projeto sobre o "kultrun" um tambor ritual usado por Mapuches. 



O rótulo exibe o nome de "Almaviva" com o manuscrito original de Beaumarchais. Duas grandes tradições a juntar as mãos para oferecer ao mundo uma promessa de excelência e prazer.

Preparado o mix de três variedades Bordeaux clássicos, em que predominantemente Cabernet Sauvignon. O Almaviva é o resultado do encontro feliz de duas culturas. O Chile oferece a sua terra, o seu clima, e as suas vinhas, enquanto a França contribui conhecimentos e tradições vitivinícolas.  O resultado é um vinho excepcional de elegância e complexidade. Seu lançamento foi um grande impulso para o desenvolvimento de vinhos chilenos nos mercados internacionais.

A Almaviva só produz dois únicos vinhos: o Almaviva e o Almaviva Epu. Este último tem uma produção média de apenas 24 mil garrafas por safra. Esta quantidade limitada e a demanda do público chileno pelo vinho que nunca permitiu que o rótulo fosse importado, sendo que toda a produção de Epu era consumida dentro do próprio país. 

A Wine, maior webstore de vinhos da América Latina, anuncia um acordo com a vinícola chilena Almaviva, joint venture da francesa Baron Phillipe de Rotschild e da chilena Concha y Toro. Depois de mais de um ano de negociação, a Wine foi a primeira empresa do mundo que conseguiu importar uma parte da produção – seis mil garrafas – e trazê-la ao mercado brasileiro. O acordo foi de mais de R$ 1 milhão e pela primeira vez ao Brasil o rótulo Almaviva Epu esta sendo comercializado fora do Chile.

“Estamos honrados duplamente: primeiro, por sermos a primeira empresa do mundo a trazer um vinho como o Almaviva Epu. Segundo, pelo fato de que nosso país foi escolhido para receber esta marca que é considerada uma das melhores do mundo. A Wine tem investido em uma seleção de vinhos de qualidade, e a chegada do Epu é um grande complemento ao nosso portfólio e ao mercado brasileiro de vinhos”, afirma Rogério Salume, presidente da Wine.

"Almaviva Epu 2011 é um tinto que expressa todo o potencial do terroir de Puente Alto, bom corpo, grande concentração de aromas como morango silvestre e cassis, com notas de hortelã, tabaco, café e lavanda. Ao paladar se mostra sedoso, com taninos redondos e elegantes, com um final frutado e saboroso.", diz sommelier da Wine.



Os rótulos do Almaviva EPU de 2007, 2008 e 2009 já acabaram na loja virtual da wine. Todos eles possuem cinco estrelas e comentários de vários clientes que experimentaram o vinho como:

Comentário de João para Safra do EPU 2007:

"Talvez o vinho de melhor custo/benefício que já bebi. Vejo muito pouca diferença dele para o Almaviva (o 2007 que experimentei recentemente), por 1/5 do preço. Fecho pelo menos uma caixa de cada lote que a Wine trouxer - vinho espetacular! Meu preferido."

Já em 2008, diz Valeria:

"Milímetros atrás do EPU 2007, safra excepcional e, apenas um centímetro atrás do Almaviva, clássico, 2007. Destarte, o custo-benefíco não tem igual. "Classudo". Esse EPU, aliás, todos que já provei, 2007 e 2008, são fenomenais. Não vou elogiar mais porque senão não vai sobrar ... Sublime!"

E em 2009, o comentário do cliente Benedito:

"Excelente vinho. Taninos suaves, sabor que permanece na boca. Após 30 minutos no decanter ficou muito mais interessante. Não deveria ser chamado de segundo, mas sim de primeiro."

Então, dados os comentários, o BLOG ENOFILIA teve que comprar duas garrafas (Safra 2011) desse espetacular vinho que é o Almaviva EPU. Como é um vinho de guarda, irei abrir (esse ano) uma garrafa para fazer os comentários e só mais para frente abrirei a outra... de preferência, daqui uns 3 a 5 anos...