sábado, 4 de outubro de 2014

Pessoal!!!
É com muita Alegria que convido meu amigo Álvaro Cézar Galvão, do Divino Guia, para a minha coluna semanal de PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, onde toda semana alguém de outro blog, revista, site e etc... vai estar mostrando aos leitores, um pouco do seu trabalho. Desde já agradeço a participação dele. 

Confira o post... e na semana que vem nos encontraremos em mais uma PARTICIPAÇÃO ESPECIAL. Obrigado!

Bebidas, vinhos, sexo e mulheres



O dia do sexo foi comemorado a alguns dias...

Meninas e meninos,

A mania que este mundo capitalista tem de dedicar certos dias especiais para determinados assuntos, por vezes chega a ser estranho; dia 06 de Setembro foi o dia que se comemorou o Dia do Sexo, mas, sexo saudável é todo dia, então lembrei de estudo que relaciona o vinho, a capacidade de sentir aromas e o orgasmo, que transcrevo para todos, e lembrando-me do tema, e sempre ligado ao vinho, apesar de não ser médico e nem pesquisador, chamo a atenção para o assunto, pois várias vezes em palestras, falando sobre os antioxidantes contidos nos polifenóis do vinho, por minha conta e risco disse que se a circulação é melhorada, também o processo mecânico sexual, tanto no homem como na mulher, devam ser beneficiados.

Estudo apresentado na IX Semana da Prevenção Andrológica, promovida pela Società Italiana di Andrologia (SIA), há alguns anos, baseado no questionário Fsfi - Female sexual function índex, avaliava a sexualidade feminina por dezenove questões distribuídas nos seguintes critérios: do desejo ao interesse, da lubrificação ao orgasmo, e da satisfação à dor. Linkado ao tema, e como se trata de vinhos, a revista Decanter, publicou à época, uma matéria, mostrando o estudo realizado pelo hospital Santa Maria, em Florença, na Itália, que o consumo moderado de vinho tinto aumenta a libido feminina. Foram pesquisadas 789 mulheres entre 18 e 50 anos, que adotaram o hábito de beber de uma a duas taças diariamente.

Vários textos meus falam das excepcionais aptidões femininas quanto aos estímulos sensoriais, e como escrevo sobre bebidas em geral, e vinhos em particular, além de sua acompanhante mais célebre, a gastronomia, cito sempre que as mulheres têm, sendo comprovado cientificamente, melhor capacidade que nós homens de sentirem aromas, gostos, texturas; ou seja, sensorialmente são muito mais sensíveis.

Em artigo publicado há dois anos, mais precisamente em 28 de Agosto de 2012 pelo jornal Folha de São Paulo, em um texto de Marco Varella, o título era: “Parece que algumas mulheres têm um faro para orgasmos-literalmente”.

O texto tratava de uma pesquisa apresentada na 21ª Conferência Bienal de Etologia Humana, em Viena, onde mostrou que as moças mais sensíveis a odores masculinos têm mais prazer sexual, e Lenka Novakova, estudante de doutorado m Universidade Karlova de Praga na República Tcheca, dizia à época “Encontramos relações positivas entre várias medidas de sensibilidade olfativa e relatos da frequência de orgasmos feitos pelas mulheres”, e que  90 mulheres com idades entre 20 e 30 anos, que não usavam pílula e que tinham relacionamentos havia seis meses ou mais, participaram deste estudo que consistia do seguinte: elas preencheram uma bateria de questionários sobre sua vida sexual e cheiraram vários tubos contendo uma substância em diferentes diluições. Entre os compostos estava um feromônio (substância que influencia comportamento pelo odor) da família das androstenedionas, este esteroide, é secretado pelas glândulas sebáceas e na urina e é um dos maiores responsáveis por conferir cheiro ao nosso corpo.

Aquelas participantes capazes de identificar odores mesmo quando eles estão bem diluídos são exatamente as que relatam ter mais orgasmos com seu parceiro, foi a conclusão do relatório final.

Meninas, não sei dizer da validade deste estudo, mas vocês têm de fato muito mais capacidade de sentir aromas e odores, e como sempre digo, esta capacidade latente se revela cada vez mais forte com o treino. Aquelas de vocês que estão acostumadas com a análise olfativa de comidas e bebidas sabe que digo a verdade.

Agora, vejamos: Se o chocolate com ao menos 50% de cacau e seus antioxidantes, as procianidinas, são benéficos para uma enorme lista de pesquisas cientificas, melhora o fluxo sanguíneo, o prazer de comê-lo atua como analgésico, por isso o bem estar quando entra em sintonia na ação da endorfina e da dopamina, já imaginaram juntando estes dois?

Espero vê-las treinando seus sentidos sensoriais e aproveitando muito mais o que a vida pode lhes proporcionar.

Até o próximo brinde!

Por;
Álvaro Cézar Galvão
Divino Guia

Sobre o Divino Guia e seu Autor Álvaro Cézar Galvão:



Este blog é um espaço digital onde eu coloco todas as experiências que vivo dentro do universo do vinho e da gastronomia, procurando sempre apresentar o lado lúdico do comer e do beber bem.


Enófilo apaixonado, larguei a engenharia para trabalhar com o lado lúdico dos vinhos e da gastronomia. Engenheiro por formação acadêmica, sommelier formado pela ABS-SP, acabei me tornando "O Engenheiro que Virou Vinho".