terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Taxas de Rolha no Rio de Janeiro

Pessoal!!!
Apenas divulgando o estudo publicado por Oscar Daudt em 09/11/2014.
Ele fez o levantamento das taxas de rolha do Rio de Janeiro.
Achei muito interessante estar compartilhando essa informação.
O estudo foi publicado no site EnoEventos.

Taxas de Rolha no Rio de Janeiro


Para escolher melhor:
Nos anos de 2010 e 2013, realizamos a análise dos valores das taxas de rolha cobradas pelos restaurantes cariocas. Em ambas as ocasiões, o interesse demonstrado pelos leitores foi grande. Com isso, agora em 2014, atualizamos o estudo para orientar nossos leitores na hora de escolher uma casa para jantar e levar aquele seu vinho especial.

Como sempre, a variação dos valores cobrados é assustadora e o intervalo vai de 0 até 120 reais por garrafa. E há mesmo aqueles restaurantes que simplesmente não permitem que se leve o vinho e pronto!

RESTAURANTES QUE NÃO COBRAM ROLHA

Fonte dos dados:
Tanto nas edições anteriores quanto agora, a fonte dos dados para esta análise foi o levantamento publicado pela revista Veja Rio, em seu especial anual Comer & Beber.

Pesquisamos, nesta nova edição, os valores cobrados por 235 estabelecimentos, dos mais diversos níveis. É uma análise bastante completa que, com certeza, irá ajudar os consumidores.

RESTAURANTES QUE NÃO ACEITAM QUE SE LEVE VINHO

Critérios diversos:
No estabelecimento dos valores cobrados, há de tudo, mas esmagadora maioria simplesmente fixa um valor e é isso aí.

Outros, com simpatia, liberam a taxa de rolha para o cliente se este consumir um vinho da carta.

Dois deles estabelecem um valor de rolha maior para os espumantes do que para os vinhos tranquilos, o que se pode até compreender, visto que o serviço de um espumante á um pouco mais trabalhoso.

Mais difícil de entender, é o critério adotado por 3 casas diferentes, que estabele taxas de rolha mais altas para os vinhos importados do que para os nacionais. Bem, se for um incentivo ao consumo do vinho brasileiro, a medida é até louvável. Mas será que é isso mesmo?

TAXAS MAIS ALTAS

ATENÇÃO:
Muito embora os valores tenham sido recentemente pesquisados pela revista Veja Rio, devido às constantes mudanças das taxas de rolha, é recomendável sempre contactar previamente o restaurante para conferir se o valor continua o mesmo.

Autor: Oscar Daudt
Confira a listagem completa por categoria na Fonte: