sábado, 27 de junho de 2015

Pessoal!!! 
Pude participar de mais um evento da Super Adega que ocorreu nos dias 24 e 25 de junho de 2015 no Pontão do Lago Sul (Brasília).

O SUPER ADEGA EXPERIENCE foi criado para atender ao público interessado em degustação de vinhos, espumantes, whiskies e cervejas de qualidade. Foram mais de 500 rótulos para conhecer.

O evento reúniu produtores, importadores, enólogos, enófilos, chefs de cuisine e imprensa especializada. Foi uma excelente oportunidade de conhecer os lançamentos do mercado, assim como excelentes vinhos.


Desde já parabenizo os organizadores do evento, os participantes e todos os colaboradores que fizeram esse evento ser um sucesso!!! Agradeço a cortesia  (convite) dada pelos meus amigos Bruno (equipe de Sommelier do Piantella) e Paulo Kunzler organizador do evento. Muito obrigado!

SUPER ADEGA EXPERIENCE: OS MELHORES SABORES DO MUNDO REUNIDOS EM UM SÓ LUGAR!



Pessoal! Que evento sensacional!!!
Muitoooos vinhos, cervejas e whiskies para se provar. E o mais interessante, quem comprava o ingresso por 200 reais, podia provar tudo isso e ainda reverter o valor (do ingresso) nas compras dos produtos.

Muitas importadoras participaram do evento com seus stands e sommeliers, afinal, a Super Adega é a maior adega de Brasília e lá você pode encontrar de tudo a preço de atacado. 

Sobre a Super Adega:

História: A Super Adega nasceu da vontade de se construir um empreendimento completo que tivesse a capacidade de oferecer em um único lugar produtos como vinhos, cervejas, destilados, queijos, frios, produtos importados e diferenciados.

Após três anos de dedicação e muito planejamento em março de 2006 a Super Adega abriu suas portas para os clientes do Distrito Federal. A empresa amadureceu rápido e hoje é líder do mercado nacional na comercialização dos principais fornecedores de bebidas do mundo como LVMH, Pernar Richard, Diageo e Concha y Toro.

Sua estrutura é composta por dois galpões logísticos ambos localizados no Sia (Setor de Indústria e Abastecimento) de Brasília, localidade nobre no centro comercial da capital federal. A loja Super Adega esta localizada no galpão do trecho 12 e funciona como “atacarejo”, vendendo no atacado e no varejo. São 5.000 m2 de loja onde são comercializados em média 12.000 skus, onde 3.000 são rótulos de vinhos (tinto, branco, champanhe, rose, sobremesa, orgânico entre outros) de todo o mundo, 300 tipos de cervejas importadas e nacionais e centenas de produtos destilados entre outros.

Sobre os Vinhos:

Pessoal! Foram 2 dias de evento, provei muiiitoos vinhos e mesmo assim ficou faltando vários e vários... Nesse post vou comentar 10 vinhos que provei e que considero os destaques do evento da Super Adega. Vamos lá, acompanhe:

Vamos primeiramente de espumantes:

Perini Champenoise: Feito de Chardonnay e Pinot Noir pelo método tradicional. Cor amarelo-palha, com excelente perlagem. Aromas florais e notas cítricas. É persistente e fresco. Um dos meu preferidos!!! Ótimo espumante, ótimo custo benefício.


Nero Celebration Brut: O espumante de melhor custo benefício do evento, por isso o destaque. Feito de 30% chardonnay, 30% riesling, 30% pinot noir e 10% prosecco. Cor amarelo palha. Ótima perlagem. Aromas de maçã, pêssego e notas cítricas. Leve, freco e extremamente agradável.


Falando de espumantes, não podia faltar o Adolfo Lona Brut Rosé: Direto de Garibaldi, feito pelo método Charmat com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Cor rosada, boa perlagem, aromas frutados e florais e paladar refrescante. Gosto muito de toda a linha.


Para fechar os espumantes, o 130 da Casa Valduga: Feito por Chardonnay e Pinot Noir, cor dourada, ótima perlagem e bouquet elegante. Aromas de tostado e frutas secas. Em boca é cremoso e persistente. Adoro!!!


Que tal darmos um pulinho nos brancos?
Passadouro Branco 2012. Elaborado pelo enólogo (presente no evento) Jorge Serôdio Borges. Este vinho recebeu 90 pontos de Robert Parker. Feito das uvas Códega do Larinho, Rabigato, Viosinho. Cor amarelo palha. Aromas florais com notas minerais. Em boca apresenta uma boa frescura, complexidade e mineralidade. Gostei!


Vamos de tintos?
Erasmo 2007. Um vinho Chileno de Autor que recebeu diversos prêmios. Feito do famoso corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot e passou 18 meses em barricas de carvalho francês. Cor rubi intenso. Excelente buquê, apresentando boa fruta, madeira e toda a complexidade que esse vinho é. Em boca é potente e com taninos ainda firmes. Apresenta boa acidez e equilíbrio. Um vinho de guarda que na hora de abrir, deve-se usar um decanter. Vale a pena conhecer!


Achaval Ferrer Malbec 2013: Um belo exemplar argentino que passou por 9 messes em barricas de carvalho francês. Cor rubi com reflexos violáceos. Aromas de  frutas negras maduras maduras, com toques de especiarias, baunilha e leve herbáceo. Em boca possui boa estrutura, taninos aveluados, paladar frutado e equilibrado. Gosto muito desse vinho.


Para quem gosta de vinhos potentes, vale a pena provar o famoso Brutalis 2010. Um português de Lisbôa que apresenta muita potência, corpo e estrutura. Aromas de cacau, café e madeira. Um vinho para guardar, decantar, e harmonizar. Gostei muito e recomendo!


E para fechar os tintos, o Top Argentino importado pela MR.MAN, Enzo Bianchi 2006: Feito de 85% Cabernet Sauvignon 7% Malbec 8% Petit Verdot. Passou por estágio de barrica de 10 meses, passadas em barricas novas (100%), em carvalho francês (90%) e americana (10%). Cor rubi intenso. Aromas: frutas vermelhas, notas de especiarias e café. Taninos maciez, bom corpo e estrutura e acidez. Adorei!!! Indico!


E para fechar, um excelente vinho do porto, o Taylor´s Tawny 10 Anos. Meu melhor tawny até hoje, simplesmente maravilhoso!!! O Taylor´s Tawny 10 Anos é um muito elegante, buquê fantástico que combina delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura e frutas secas. Super indico!!!

Vale a pena saber que: Embora mais conhecida pelos seus lendários vinhos do Porto Vintage, a Taylor´s é também um dos produtores mais respeitados de tawnies. Este estilo de vinho do Porto envelhece em cascos de carvalho velhos, cada um com cerca de 630 litros de capacidade. Ao longo de muitos anos de envelhecimento, o vinho adquire gradualmente a sua característica cor âmbar-aloirada tawny, desenvolvendo lentamente os sabores complexos e opulentos e o paladar macio e deliciosamente doce característicos deste estilo de Porto. A Taylor´s elabora os magníficos tawnies 10 anos de idade lotando vinhos das suas extensas reservas de Portos que envelheceram em casco nas frescas e tranquilas caves em Vila Nova de Gaia, em frente à cidade do Porto. 


Fotos:

Iai, gostou dos vinhos???
Que tal conferir as fotos do evento?

Na foto, eu e meu amigo Leonildo Santana, sommelier do Dom Francisco, apreciando um bom vinho.


Na foto, os organizadores do evento, Paulo Kunzler e Betta Doelinger:


Prestigiando o evento, a equipe do Piantella e Piantas:


Para ver todas as fotos, clique aqui!