sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pessoal!!! 
Pude participar da famosa aula de risotos da chef Ticiana Werner e de quebra provei o Top Ten da Expovinis 2015. Confira e participe você também.

A chef Ticiana Werner é especialista em risotos e buffet de frios. E nessa aula de risotos, ela mostra como escolher o arroz e queijos, preparar a base (caldo), fazer o risoto e decorar a panela para servir. 

Desde já agradeço o convite feito pela Ticiana. Adorei participar da aula e vou utilizar meus conhecimentos adquiridos para fazer excelentes risotos. 

Obs: O restaurante fica em Brasília, CLS 201 Bloco C Loja 11- Asa Sul.

Aproveito para divulgar as próximas datas da DEGUSTAÇÃO do VALMARINO. Clique aqui!

Aula de Risotos no Ticiana Werner


Sobre a Aula de Risotos:

A chef Ticiana Werner é especialista em risotos e buffet de frios. E nessa aula de risotos, ela mostra como escolher o arroz e queijos, preparar a base (caldo), fazer o risoto e decorar a panela para servir. Nessa aula, ainda pude provar o vinho tinto vencedor da Expovinis 2015 (custo de 89reais).

Antes da aula começar, os participantes tiveram acesso a um farto Buffet de Antepastos com diversos tipos de folhas, legumes, frutas, molhos, variedade de queijos, frios, pastas, pães, azeitonas, alcaparras, anchovas, aspargos e frutas secas. Água mineral sem gás à vontade.

Ao iniciar a aula, a Ticiana se apresenta, inicia o conteúdo, onde podemos acompanhar com a apostila, e posteriormente, vamos a parte prática. A parte pratica é bem didática, observamos a base do risoto (tipos de caldos), provamos alguns queijos utilizados no preparo de risotos e posteriormente fomos para a cozinha colocar a mão na massa, quero dizer, no risoto!

Fomos preparar 3 tipos de risotos, passo a passo e depois degustamos todos eles. Foi servido risoto suficiente para sobrar muito. Todos comeram e ficaram mais do que satisfeitos =)

  • Risoto de alho poró com shimeji, alho, cebola, tomilho, salsa, muçarela de búfala e cream cheesse.
  • Arroz arbóreo, camarão, alho, cebola, tomilho, salsa, pimenta de cheiro, suco de limão, muçarela de búfala, parmesão e creme de leite.
  • Arroz arbóreo, filé mignon picado, shitake, alho, cebola, tomilho, gorgonzola, parmesão, salsa e creme de leite.

O mais bacana, é que a aula é descontraída e vamos para a cozinha participar junto com a chef Ticiana. Vale a pena! Adorei!!! Não vou passar as receitas e nem comentar tudo o que ocorre na aula, pois desejo que você participe e viva essa ótima experiência!!!

Vamos a algumas dicas:

Começando pela escolha do arroz: Para preparar um verdadeiro risoto é fundamental utilizar como ingrediente uma das duas espécies de arroz italiano, com grãos curtos a médios. Eles tem a base arredondada e formam um bico na outra extremidade. Os mais conhecidos são o arbório e o carnaroli.

Quantidade de arroz por pessoa: calcula-se em média de 80 a 100 gramas de arroz cru por pessoa.

Sem água - Nunca lave os grãos, porque a água estimula a liberação do amido e inicia o processo de amolecimento antes da hora.

Grãos : utilize grãos brilhantes e inteiros, que não soltem pó, sinal de grão velho ou mal armazenado.

Panelas – Use as largas para que uma maior quantidade de grãos fique em contato com a base e de preferência pesadas, que permitem a evaporação equilibrada do caldo. Panelas de ferro fundido esmaltado e inox sãos as mais adequadas, as de alumínio devem ser evitadas.

Fogo – Deve ser forte no início até que vinho evapore e médio durante a absorção do caldo, além de propiciar um cozimento constante e uniforme em todas as camadas de arroz.

Colher: Ao mexer o risoto, utilize de preferência uma colher de pau ou espátulas sintéticas de alta temperatura. Metais grudam e riscam as panelas.


Sobre o Restaurante e a Chef:

Empresária e Chef, nascida em Cruz Alta - RS, graduada em gastronomia, há muitos anos em Brasília dedicando-se ao setor gastronômico. Sua liderança e sua vontade de conhecer, de melhorar, de crescer e de participar, a faz procurar aperfeiçoamentos e cursos ligados a área gastronômica.

Ticiana Werner, um conceito diferenciado de buffet a quilo, onde pratos saborosos são apresentados levando em conta a qualidade, a beleza, o sabor, os aromas e as cores com utilização das técnicas de cozinha profissional. Uma variedade de mais de 25 saladas e vários molhos no Buffet frio, grãos variados e azeites o que possibilita ao cliente ter disponível ingredientes indicados pela dieta do mediterrâneo, a considerada mais saudável. 

No buffet quente, mais de 16 pratos diariamente, que podem ser degustados e combinados ao gosto de cada um. O que eu mais gosto de tudo é que a Chef Ticiana projetou uma ilha de produção de risotos e massas onde os clientes escolhem os ingredientes que desejam no seu prato, produzido e montado na sua presença. E a noite, podemos apreciar os maravilhosos Risotos!!!

A Chef Ticiana está aprimorando a carta de vinhos do seu Empório, e por isso, criou um novo conceito de loja de vinhos em Brasília. Mais de 300 rótulos a preços acessíveis. Você pode passar na Loja da Ticiana apenas para comprar um vinho, contando com a ajuda de um sommelier qualificado, ou aproveitando a oportunidade para harmonizar um belo buffet de frios, risotos e vinhos.

Um belo risoto de camarão feito na aula!

Sobre a Vinícola:

Uma Família de origem Italiana e centenária, onde pela tradição e vocação Orval Salton e filhos criaram o Estabelecimento Vinícola Valmarino em 1997. O nome homenageia os antepassados oriundos de Cison de Valmarino, Treviso - Itália.

Por ser uma empresa familiar, com produções limitadas, tem como meta principal a elaboração, com qualidade, de vinhos e espumantes diferenciados, que possibilitam prazer e satisfação a seus apreciadores. Utilizamos a tecnologia e os cuidados artesanais como ferramentas principais para revelar a qualidade das uvas e buscar o equilíbrio e a complexidade de nossos produtos. Cultivamos atualmente 16 ha de vinhedos aos quais são aplicadas técnicas necessárias para a obtenção de uvas sãs e de plena maturação.

Sobre o Valmarino Cabernet Franc XVIII:

Vamos ao TOP TEN 2015 na EXPOVINIS: Vinho Valmarino Cabernet Franc XVIII - Safra 2012:


O que eu achei?
Cor rubi intenso com reflexos violáceos. Um belo buquê frutado, com notas de cerejas e frutas negras. Após um tempo na taça, o vinho abre e fica mais redondo e com aromas de especiarias e café. Sue taninos são sedosos apresenta uma boa acidez. Gostei muito e indico. Avaliação segundo os critérios do Blog Enofilia - Muito bom/Ótimo vinho:


Fotos:

Pessoal, agora, que tal curtirmos as fotos dessa aula de risotas que dá água na boca?

Na foto a turma formada e preparada para fazer excelentes risotos:


Recebi um Certificado e ainda provei ótimos vinhos. Agora é comigo! Vamos lá caprichar:


Para ver todas as fotos, clique aqui!