sexta-feira, 1 de julho de 2016

Pessoal!!!
Estou adorando o curso da ISG nível 2! Muito melhor que o nível 1, mais aprofundado, melhores vinhos, tema, aulas e apostila. Fiz esse resumo para ajudar a galera que vai fazer a prova. Confira:

International Sommelier Guild - Nível 2 - Resumo Vinho do Porto:


FORTIFICADOS - VINHO DO PORTO:

HISTÓRIA: 
Problemas na relação franco-inglesas levaram a influência inglesa para a região do Douro. Produção do vinho do porto (um substituto para o clarete).
O Tratado de Methuen de 1703 que incluiu um acordo de comércio "livre de impostos" entre a Inglaterra e Portugal – ajudaram a estabelecer mais vinhos portugueses no mercado britânico.
Influência dos ingleses e holandeses. Antes os vinhos eram tipicamente secos. Foram fortificados depois que a fermentação estava completa a fim de estabilizá-los para a viagem marítima.
Em sua plenitude teve problemas com a filoxera. Para atender a demanda, o vinho foi muito produzido de “qualquer maneira” sem qualidade. A produção superou a oferta e os preços caíram.
Marquês de Pombal criou a organização conhecida como a Real Companhia das Vinhas do Alto Douro e tomou medidas para proteger o vinho do porto de falsificação.
Hoje, o vinho é o sobremesa mais famoso do mundo.


CARACTERÍSTICAS:
Clima: Extremo Continental (quentes em verões secos com invernos amargamente frios).
Possui três divisões:
Baixo Corgo  (abaixo do Corgo): mais fresca, mais chuvosa, e mais fértil e normalmente produz os vinhos mais leves. 100mm de chuva
Cima Corgo (acima do Corgo ou Alto do Corgo): tem um clima estilo mediterrânico: quente, mais seco, e mais consistente (produz os melhores vinhos). 70mm de chuva
Douro Superior (Alto Douro): mais a leste (perto da fronteira espanhola). Clima mais extremo: verão extremamente quente e frio no inverno. Área mais seca, mas é capaz de produzir bons frutos portadores de prêmios. 40mm de chuva
Solo: Xisto, rocha e granito. São baixos em matéria orgânica e fertilidade. O xisto acumula água.
Viticultura: manual (pouca mecanização), encostas íngremes, falta de mão de obra. Torna-se cara. Socalcos – degraus com muro de contenção; Patamares – degraus que aumentam a produção (menor densidade / pouco mecanizada); Vinha ao alto - (maior densidade /menos mecanizada);
Vinificação: para extrair o máximo de cor e taninos é feita a pisa (hoje mecanizada), temperaturas quentes e é adicionado agua ardente fortificada para parar a fermentação.

UVAS:
Mais de 80 variedades
Tintas:
Tinta Amarela
Tinta Barroca
Tinta Roriz (tempranillo)
Touriga Francesa
Touriga Nacional
Tinta Cão
Brancas:
Malvasia
Viosinho
Donzelinho
Gouveio

Porto amadurecido em barrica:
Porto Ruby: Vinho mais simples, cor profunda e bons frutos e estrutura leve. Blend de safras e são envelhecidos em grandes quantidades para até três anos antes do engarrafamento.
Porto Tawny: Tipicamente feito a partir de vinhos mais leves, podem ter a sua cor ajustada pela mistura com o porto branco. Podem passar o verão no Douro onde o calor dá uma qualidade estufada e uma coloração acastanhada conforme os açúcares caramelizam.
Porto Branco: mistura de safras e são produzidos a partir de uvas brancas ou o suco de uvas tintas. Diferentes estilos: portos extra seco, seco, doce médio, doce e Lagrima (muito doces).
Porto Engarrafado de Colheita Tardia (LBVs): são vinhos de uma única colheita (safra não declarada) que são engarrafados entre 4 e 6 anos após a colheita.
Porto Tawny com indicação de idade: 10, 20, 30 e 40 anos (essas idades são estimativas, porque os portos tawny são misturados com vinhos jovens e idosos em pequenas quantidades. A ideia é fazer um vinho no estilo... 40 anos). Os vinhos base aqui são de qualidade muito alta a partir de vinhedos muito finos que atingiram sua cor através do envelhecimento em barrica e ao longo do tempo pigmentos oxidam e polimerizam e aromas complexos são formados.
Porto Colheita: tawny de um único ano (rotulados com a colheita e o ano de engarrafamento). Envelhecidos por um mínimo de 7 anos antes do lançamento. Pouco menos ricos do que os tawnies que indicam idade, porque não podem ter vinhos mais velhos ou mais novos misturados para ajustar seu caráter.
Porto amadurecido em garrafa:
Tradicional porto engarrafado de colheita tardia: O tradicional LBV é engarrafado sem filtragem.Para qualificar como tradicional LBV, o vinho deve gastar um adicional de 3 anos em garrafa antes do lançamento. Possuem sedimentos.
Porto Vintage: os melhores vinhos de um único ano (safras declaradas excepcionais) são envelhecidos em grandes quantidades por dois ou três anos e depois engarrafados sem refinagem e filtração. OBS: Instituto do Vinho do Porto aprova o vinho, ele pode ser vendido como Porto Vintage (os melhores anos são aqueles em que a maioria dos produtores decidem em declarar a safra).
Porto Vintage Single Quinta: a diferença entre os dois é que os portos vintages normalmente misturam o produto de mais de um vinhedo, enquanto os portos single quinta é o produto de um único vinhedo. (Ocorria antigamente para transporte e armazenamento do vinho).