segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Pessoal!!!
O famoso vinho dos reis feito na Hungria, utiliza uvas botritizadas e sempre encanta que o bebe. Confira a matéria escrita pelo novo colaborador do Blog, Giordano Barros.

Tokaji Aszú – O vinho dos reis, o rei dos vinhos


Cansado de ver seu povo sofrer, o príncipe da Transilvânia, Ferenc Rákóczi II organizou um levante contra a Dinastia de Habsburgos que dominava a Hungria.

Diante disso, e com o objetivo de obter favores e financiamento do Rei Luís XIV, o príncipe entregou, como presente, um exemplar do vinho Tokaji Aszú que, ao recebê-lo, o Rei Sol o descreveu como “o vinho dos reis, o rei dos vinhos”.

Curiosamente, o Tokaji (se pronuncia “Tocai”) surgiu por acaso quando, na iminência de uma invasão turca, em 1647, os vinhateiros abandoram suas propriedades. Quando retornaram, já havia passado alguns meses do período regular da colheita e as uvas estavam murchas e secas. No entanto, para não perderem a safra, os produtores decidiram elaborar o vinho.

A produção do Tokaji, contudo, não advém da colheita tardia, mas no desenvolvimento da podridão nobre, a qual acontece quando as uvas são afetadas pelo fungo Botrytis Cinerea que se desenvolve apenas em condições climáticas específicas com alta umidade relativa do ar e sol, encontradas na região de Tokaj.

Com o desenvolvimento do fungo, a praga fura a pele das uvas e desitrata-as, concentrando os níveis de açúcar e desenvolvendo características únicas.

Os bagos botritizados - em húngaro, chamados aszú -, obedecendo a tradição, são adicionados a um vinho seco e deixados para refermentar. 

Diferentemente ocorre com o Tokaji Eszencia que é produzido exclusivamente com uvas botritizadas, atingindo níveis altíssimos de açúcar e tornando-o praticamente imortal (pode durar 200 anos).

Por fim, os vinhos recebem uma classificação levando em consideração a proporção entre a quantidade de uvas aszú para determinado volume de vinho:

Aszú 3 Puttonyos* - 60 a 90g de açúcar residual por litro;
Aszú 4 Puttonyos* - 90 a 120g de açúcar residual por litro;
Aszú 5 Puttonyos* - 120 a 150g de açúcar residual por litro;
Aszú 6 Puttonyos* - 150 a 180g de açúcar residual por litro;
Aszú Eszencia - 180 a 450g de açúcar residual por litro.

Hoje, contudo, a classificação é utilizada apenas como marketing, pois desde 2013 foi simplificado e passou a ser da seguinte forma: o vinho deve ter o mínimo de 120g de açúcar residual por litro para ser rotulado como Tokaji Aszú; mínimo de 150g, para Tokaji Aszú “6 Puttonyos”; e mínimo de 450g, para Tokaji Eszencia.

*A palavra Puttonyos refere ao número de cestos de uvas, localmente denominados "puttonyos", contendo em torno de 25kg, colocados em barris de carvalho com 136 litros - conhecidos "gönci" -, onde a fermentação ocorrerá. Assim, por exemplo, um vinho Tokaji Aszú 3 Puttonyos significa que foram adicionados 3 cestos para um barril.

Sobre o Autor Giordano Barros:


Formado em Direito e atuante na área, iniciou no mundo do vinho de forma inesperada. Desde então, passou a estudar e dedicar-se a esta inebriante bebida. Possui formação pela International Sommelier Guild e Wine & Spirit Education Trust. Sócio da Millesime Wine Consultancy.