segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Como armazenar meu vinho? - Parte 2

Olá Pessoal! 
Continuando a parte 1 do artigo na qual falamos de alguns cuidados que devemos ter no armazenamento de vinhos, nesta parte 2, abordaremos outros aspectos relacionados à guarda de vinhos e responderemos algumas dúvidas sobre situações práticas do dia a dia. Em que posição guardar o vinho? Não tenho adega, o que fazer? Posso colocar o vinho na geladeira? 

Ainda não viu a primeira parte do artigo? Veja aqui!

Confira as dicas e explicações do colaborador do Blog Enofilia: Gledson Rabelo, Advanced Wine Certificate pela International Sommelier School.

Como armazenar meu vinho? - Parte 2


Como a luz pode prejudicar o vinho? 

Em termos de iluminação, o melhor lugar para guardarmos o vinho é em um ambiente escuro, com o mínimo de luz possível. A exposição do vinho à luminosidade pode gerar dois efeitos prejudiciais: o aumento da temperatura e o gosto de luz . 

Como assim??? Gosto de luz?! Sim! Esse é o termo usado para descrever as alterações indesejadas de aromas e sabores do vinho que ficou muito tempo exposto à luz. Esse defeito é causado pelos famosos raios ultravioleta. Esses raios podem fazer mal à sua pele e também podem fazer mal ao seu vinho. Esse não é um fenômeno exclusivo do vinho, pode acontecer com outras bebidas como o leite e a cerveja. 

Aí você pode pensar: Ufa! Estou tranquilo! Pois meus vinhos não têm contato com a luz solar, só uso iluminação artificial. O problema é que a maior parte da iluminação artificial também emite uma quantidade bem significativa de raios ultravioleta. As principais vilãs são as lâmpadas fluorescentes, aquelas que normalmente são encontradas nos escritórios ou em supermercados. As lâmpadas incandescentes produzem uma menor quantidade de raios UV, todavia elas aquecem mais o ambiente. As lâmpadas de LED são as mais recomendadas para uso em adegas ou em lojas especializadas em vinho, pois geram uma quantidade muito baixa de raios UV e produzem pouco calor. 

A cor da garrafa tem alguma influência na proteção?
A cor da garrafa é fundamental para a proteção contra os raios UV. As garrafas transparentes não fornecem quase nenhuma proteção (bloqueiam aproximadamente 10% dos raios), permitindo que o vinho seja alterado dentro de algumas horas ou dias, dependendo do nível de exposição à luz. As garrafas de cor verde fornecem uma boa proteção (bloqueiam aproximadamente 50% dos raios). As garrafas de cor mais escura (âmbar) fornecem uma melhor proteção (bloqueiam mais de 80% dos raios). 

E aquelas garrafas mais grossas e pesadas fornecem uma proteção maior?
Sim! Entretanto, o ganho não é na mesma proporção. Colocar o dobro de vidro na garrafa não resultará no dobro de proteção, mas em um bloqueio um pouco maior do que a garrafa tradicional.

Dizem que os vinhos brancos e espumantes são mais sensíveis à luz. É verdade?
Verdade! Os vinhos brancos e espumantes são muito sensíveis a esse aspecto. Isso ocorre devido à sua estrutura leve e por possuírem menor quantidade de componentes fenólicos do que os vinhos tintos. Esses componentes são os que dão cor e taninos (adstringência) ao vinho, e também são uma proteção natural contra a depreciação dos aromas e sabores causada pela luz. Além disso, normalmente esses vinhos são armazenados em garrafas transparentes ou verdes. 

É recomendável comprar vinhos no supermercado? Devo sempre comprar em lojas especializadas?
É comum encontrar esse defeito de gosto de luz em vinhos que ficaram muito tempo expostos nas prateleiras do supermercado. Mas não podemos generalizar, pois, hoje em dia, muitos supermercados já possuem uma adega climatizada e com iluminação adequada. Da mesma forma não podemos afirmar que todas as lojas especializadas em vinho sempre os armazenam corretamente. Não é tão raro encontrar lojas especializadas com vinhos expostos diretamente à luz solar. 

Mas agora você já tem o conhecimento necessário para avaliar essa questão quando for comprar seu vinho. Sempre que possível observe as condições nas quais o vinho está armazenado, principalmente a temperatura e a iluminação, com especial atenção se for um vinho branco ou espumante. Se estiver em dúvida, você poderá conversar com o vendedor ou mesmo perguntar se ele não teria outra garrafa guardada na adega além da que está exposta.

Qual a melhor posição para guardar o vinho?

Você já teve essa dúvida? Esse sempre é um dos tópicos mais questionados e um dos mais controversos também. De qualquer forma, se você vai armazenar o vinho por um prazo pequeno, como alguns dias ou poucos meses, não se preocupe! Armazenar seu vinho em pé (vertical) ou deitado (horizontal) não fará diferença. 

Se o vinho é vedado com tampa de rosca (screwcapped) ou de vidro, a posição de armazenamento também não afetará o vinho. Entretanto, se o vinho é vedado com rolha de cortiça e você deseja armazená-lo por alguns anos ou mesmo décadas, temos três teorias:
  • A teoria tradicional diz para armazenar esses vinhos na posição horizontal. Dessa forma, a rolha sempre estará em contato com o vinho, evitando que a mesma resseque e permitindo a entrada de oxigênio na garrafa. 
  • Outros especialistas recomendam guardar o vinho em um ângulo oblíquo de forma que a rolha tenha tanto contato com o vinho quanto com o ar que está dentro da garrafa. Segundo eles, nessa posição, o vinho será menos impactado com as possíveis variações de temperatura do ambiente, pois durante a expansão dos líquidos e gases dentro da garrafa, o ar, e não o vinho, se infiltrará na rolha. Nessa forma de armazenamento, é recomendado girar a garrafa de tempos em tempos para que a parte da rolha sem contato com o vinho não resseque. 
  • Estudos recentes da Facultè d’Oenologie de Bordeaux e também do The Australian Wine Research Institute (AWRI) revelaram que não há diferença significativa em manter o vinho na horizontal ou na vertical. 
Apesar das outras teorias, minha opinião é que a forma mais segura ainda é armazenar os vinhos na posição horizontal. Essa forma tradicional tem sido testada e tem funcionado muito bem há muitas gerações. 

E a tal da vibração? 

Esse é outro ponto controverso! Muitas pessoas afirmam que o vinho deve ser mantido longe de qualquer ambiente que possa conter vibrações, como compressores de geladeira ou lugares próximos a obras ou passagens de trens. Entretanto, não existe nenhuma evidência comprovando que tais vibrações possam degradar o vinho permanentemente.

Alguns vinhos tintos podem ter sedimentos amargos que normalmente ficam depositados no fundo da garrafa. A vibração pode fazer com que esses sedimentos se espalhem no vinho e alterem seu sabor, mas, felizmente, essa alteração de sabor é apenas temporária. É o que geralmente acontece quando o vinho é transportado. Nesse caso, é recomendado deixar o vinho descansar por aproximadamente uma semana antes de bebê-lo, para que seus sedimentos se assentem novamente no fundo da garrafa. 

Apesar da falta de provas que a vibração pode deteriorar o vinho durante seu envelhecimento, por segurança, a recomendação ainda é mantê-los longe de vibrações. Mas se seu vizinho está fazendo uma obra, não se preocupe, provavelmente seus vinhos não estarão sendo afetados :-). 

Que tipo de adega comprar?

Muitas adegas disponíveis no mercado atendem à maioria desses requisitos, mas sempre que possível procure as com sistema de refrigeração por compressor, pois conseguem manter a temperatura ideal de forma constante quando comparadas com as adegas com sistema de refrigeração por troca de calor. Atente também às que tenham vidro com proteção contra raios ultravioleta. 

Não tenho adega. Onde posso guardar meus vinhos?

Evite a cozinha e as áreas próximas às paredes que tenham contato com o sol no período da tarde. Procure sempre as áreas mais frescas da sua casa ou apartamento. Se morar em casa e tiver algum cômodo abaixo do nível do solo, normalmente ele será o lugar mais adequado. Evite também deixar o vinho exposto à luz, procure colocá-los sempre em armários fechados. 

Se você mora nas regiões mais quentes do país e não possui um lugar adequado para a guarda, sugiro que não armazene os vinhos durante muito tempo. Compre apenas o que beberá nos próximos dias ou, no máximo, em poucos meses. 

Posso armazenar o vinho na geladeira?
Pode! Provavelmente será melhor que deixar seu vinho exposto às altas temperaturas do verão brasileiro (30°C/40°C). Contudo, recomendo que esse tipo de armazenamento se dê por apenas alguns dias, pois a geladeira não é um local de armazenamento ideal para vinhos que você deseja guardar por vários meses ou anos. 

O primeiro problema é que a geladeira não é um ambiente livre de odores. O vinho, quando armazenado em um local assim por muito tempo (meses ou anos), pode sofrer contaminação. Já pensou no seu vinho com aquele odor de cebola cortada?

Outro problema está relacionado à temperatura. Normalmente a temperatura da geladeira varia entre 2°C a 6°C. Já vimos que isso pode ser frio demais para o armazenamento de vinhos. Então, se for mesmo guardar o vinho na geladeira, guarde-o na parte mais quente, normalmente nas prateleiras mais baixas. Ainda em relação à temperatura, outro problema é a sua variação. A porta da geladeira é aberta constantemente, causando bastante variação de temperatura. Já vimos o quanto isso pode ser prejudicial para o vinho.

Em termos de luz, a geladeira passa a maior parte do tempo fechada e com seu interior escuro, então não haverá nenhum problema quanto a isso. 

O compressor da geladeira gera bastante vibração, mas, como vimos, isso não é tão crítico se você vai guardar o vinho lá por pouco tempo. De toda forma, evite colocar o vinho na porta para ele não ser chacoalhado toda vez que a geladeira abrir.

O que vem por aí?

Agora você já sabe quais as condições necessárias para armazenar seus vinhos, tanto para você guardá-los como também para observar se estão bem armazenados na hora da compra. Mas … e se abri o vinho e sobrou metade. Como devo armazená-lo para bebê-lo depois? No próximo artigo darei dicas de como armazenar e conservar o vinho depois que ele foi aberto! Até logo! 


Texto escrito por Gledson Rabelo

Pai de uma pequena princesa e Analista de Sistemas. Divide seu tempo entre o trabalho, a família e o vinho.  Entre umas e outras viagens descobriu o mundo do vinho, e então começou sua trajetória de dedicação e estudos para conhecer cada vez mais desse fascinante universo. É certificado AWC (Advanced Wine Certificate) pela ISG (International Sommelier Guild) e possui Qualificação de Nível 2 em Vinhos e Espirituosos WSET®.