domingo, 18 de março de 2018

Queridos amigos!
Tive o imenso prazer de participar de um jantar no Rubaiyat da importadora Mistral com a presença do enólogo da vinícola Herdade dos Coelheiros. O jantar foi maravilhoso, serviço impecável e os vinho sensacionais. E o melhor de tudo, estive ao lado do enólogo Luís Patrão que pode contar um pouco mais sobre a vinícola e os seus vinhos. Confira:

Jantar Harmonizado no Rubaiyat com a Herdade dos Coelheiros


Com uma história remota ao ano de 1467, a Herdade dos Coelheiros é uma das mais reputadas vinícolas de Portugal e grande pioneira do país na produção de grandes vinhos elaborados com castas internacionais. Na década de 1990, os vinhos potentes e elegantes concebidos pelo célebre enólogo Antônio Saramago conquistaram a crítica portuguesa, arrematando notas altíssimas que destacaram os vinhos como referência no Alentejo e entre os melhores vinhos produzidos poe Portugal.

Vocês sabiam que a britânica Jancis Robinson, a mais famosa Master of Wine, realizou a sua primeira grande prova de vinhos portugueses, classificou o Tapada de Coelheiros tinto como o melhor vinho do Alentejo e um dos melhores do país?

Em 2005 a vinícola foi adquirida pelo casal de brasileiros Alberto Weisser e Gabriela Mascioli. Com a ajuda do enólogo Luís Patrão, os novos proprietários remodelaram a linha de vinhos concentrando os esforços no ambicioso projeto de elaborar os melhores vinhos do Alentejo.

Conversando com o enólogo, obtive algumas informações interessantes sobre a vinícola:
    • A propriedade possui 600 hectares, onde a maior parte é de florestas. Achei interessante saber isso, pois na época - em 1467 - Os amigos do rei de Portugal eram donos da propriedade e utilizavam a propriedade para seu esporte de caça. E claro, caçavam e serviam a caça acompanhada de um vinho produzido na mesma propriedade. As pessoas que comeram e beberam por ali, acabavam gostando muito do vinho e espalhando sua fama;
    • A propriedade possui aproximadamente 750 cordeiros;
    • São apenas 50 hectares (dos 600 da propriedade) de vinha que produzem 250mil garrafas. Apenas 30 dos 50 estão produzindo vinho, pois os outros 20 hectares  estão em reestruturação;
    • A propriedade produz 6% da produção de nozes de Portugal - 43 hectares; 
    • Até 2020 os diretores da vinícola querem implantar agricultura sustentável - Já possui 10 hectares orgânicos.
    • Seu micro clima é mediterrâneo: seco, quente e com 600mm de chuva por ano;
    • Seus solos tem presença de granito.

    SOBRE OS VINHOS:

    Tapada de Coelheiros tinto 2013: É um vinho histórico produzido pela primeira vez em 1991. Foi desde o início feito com a predominância de Cabernet Sauvignon e assim se mantém até os dias de hoje, tornando-se num dos ícones da casta em Portugal. Uvas: 70% Cabernet e 30% Alicante Bouschet. Esse vinho passou por 18 em barrica e 18 em garrafa. Produção: em 7hectares fazem 30mil garrafas.


    OPINIÃO DO BLOG: Cor rubi escuro. Aromas de frutas negras, frutas silvestres, especiarias e especiarias doces. Apresenta notas de tabaco. Em boca é intenso, elegante e com muita estrutura e corpo. Possui taninos ainda marcantes (mas redondos). Gostei demais! Seu buquê é extremamente encantador e o vinho é muito bem integrado com a madeira. Nota: Excelente vinho.


    Colheiros Branco 2016: Feito a partir da uva Arinto proveniente da vinha Sobreira. Essa casta tem se mostrado bastante adaptada aos solos graníticos. Esse vinho é 30% fermentado em barricas e 70% em tanques.


    OPINIÃO DO BLOG: Cor amarelo palha. Aromas de frutas cítricas, notas minerais, salinas e de pólvora. Em boca é cítrico, mineral, fresco, equilibrado e persistênte. Foi um vinho que me chamou atenção pelo seu perfil aromático, bem como pelo fato de possuir muita acidez, mesmo sendo fermentado em barrica e tendo passado por bâtonnage. Gostei! Vale a pena conhecer. Nota: ótimo vinho.


    FOTOS:

    Na foto, o vinho Coelheiros Vinha do Taco acompanhando um belíssimo baby beef Rubaiyat com farofa de ovos.


    E por fim, a foto com os produtores: