segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Pessoal!!!
É com muita Alegria que convido meu amigo Bernardo, que é sommelier profissional da ABS e trabalha no renomado restaurante Piantas, para a minha coluna de PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, onde alguém de outro blog, revista, site e etc... vai estar mostrando aos leitores, um pouco do seu trabalho. Desde já agradeço  imensamente a participação dele.

Participação Especial: Aprenda Harmonizar Vinhos e Comidas por Olnedy Bernardo Sommelier


A função primordial do Sommelier é auxiliar o cliente para que ele possa obter maior prazer da experiência gastronômica. A refeição harmonizada tem por objetivo combinar comida e bebida de forma em que elas estejam em sinergia  para que a satisfação permaneça durante e depois da refeição. 

Atualmente, há uma tendência dos restaurantes em oferecer menus de degustação harmonizados com uma taça de vinho. Isso certamente é uma boa opção, pois poucos apreciadores estão dispostos a pedir um vinho para acompanhar a entrada, outro para o prato principal e um terceiro para a sobremesa; sem falar que haveria a possibilidade de errar na escolha e se frustrar com a combinação. Seguindo algumas regras básicas, é possível maximizar o prazer de uma refeição regada a vinho, seja no restaurante ou em casa. 

Um aspecto importante para harmonizar os pratos com os vinhos é combinar "pesos" semelhantes: se o prato for encorpado (sabores marcantes), o vinho tem que ser proporcional, precisa também ter corpo, para que um sabor não sobressaia o outro. 

A harmonização pode ser realizada por similaridade ou por contraste. Nesse sentido, é possível harmonizar vinhos doces com alimentos doces ou amargos. A clássica combinação foie gras com Sauterns nos mostra o sucesso da harmonização por contraste.

Além disso, pode-se recorrer às harmonizações clássicas, que nada mais é do que combinar um prato típico regional com o vinho da mesma região. Por exemplo: o tradicional coq au vin frânces (feito à base de galo e vinho tinto da Borgonha) com um pinot noir da Borgonha; brasato ao barolo italiano com vinho barolo; gaspacho andaluz com manzanilla; e cordeiro assado com tinto do Médoc. 

Para não errar, atente-se para as seguintes dicas: 
  • Saladas vão melhor com vinhos refrescantes e adocicados, por exemplo uma salada caprese vai bem com riesling alemão;
  • Pratos ácidos acompanhados de vinhos que tenham acidez, a sugestão é um espaguete ao molho de tomate com um Chianti Clássico; 
  • Pratos salgados harmonizam com vinhos frutados e/ou doces, por isso um churrasco assado na brasa vai muito bem com um malbec de Mendoza; 
  • Queijos harmonizam melhor com vinhos brancos, experimente um queijo de cabra com um sauvignon blanc; 
  • Sobremesas combinam com vinhos doces, que tal um creme brûlée com Tokaj ou chocolates com Vinho do Porto Ruby? 

Seguindo essas regrinhas não tem como errar... Bom apetite! 

Por:
Olnedy Bernardo Sommelier

Sobre Olnedy Bernardo e o Restaurante Piantas:


Olnedy Bernardo é Sommelier Profissional em Brasília no Piantas Adega e Bistrô. Após anos de Piantella, recebeu o inegável convite para ser o Sommelier da Adega Piantas. Possui diversos cursos e treinamento na área de vinhos, é formado pela Associação Brasileira de Sommelier (ABS-Brasília) e experiência de quase uma década.

Sobre o Piantas: Quando o assunto é bom gosto, nós somos a referência. Além de um espaço amplo, o Bistrô conta com um salão superior que pode ser usado privativamente e um pátio externo lindo. O bar é muito charmoso e o cardápio serve comida moderna e saborosa. O Piantas conta com o trabalho de um sommelier exclusivo e possui rótulos das melhores importadoras. Certamente um convite irrecusável!