terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Pessoal!!!
O vinho é uma bebida milenar que atravessou fronteiras e perpetuou pela história. Já teve papel importante nos rituais religiosos de diversas civilizações. Além disso, o vinho possui substâncias que fazem muito bem a nossa saúde. Confira e Compartilhe:

Em Poucas Palavras... a História e os Benefícios do Vinho


A HISTÓRIA DO VINHO: Certamente... O vinho é uma bebida milenar de grande importância histórica. Pesquisadores encontraram no Egito e na Síria vestígios datando de 4000 a.C. O vinho teve papel importante nos rituais religiosos das civilizações grega e romana, na figura do deus do vinho: Dionísio para os gregos e Baco para os romanos. E foi através do Império Romano e do cristianismo, que o vinho veio cada vez mais se consolidando. Na Idade Média, a Europa viveu uma fase de grande turbulência e somente a Igreja Católica necessitava do vinho e poderia assegurar sua continuidade. Foi então que os monges católicos desenvolveram diversas técnicas, fazendo com que os vinhos não fossem mais direcionados somente aos rituais da igreja, como também ao comércio. Já na Renascença, surgiu uma nova classe social (a burguesia) que possuía dinheiro e bom gosto e começaram a demandar por vinhos de melhor qualidade. Mas, por volta de 1870, surgiu a maior tragédia e mais devastadora da história do vinho: a praga filoxera que é um pulgão que faz a vinha morrer de forma lenta. Praticamente toda a Europa foi atingida tendo suas vinhas destruídas. 40 anos depois, aos poucos, a produção do vinho foi sendo retomada, aprimorada e difundida na Europa e em outros continentes, e começaram a serem adotadas legislações de rigoroso controle da produção e comercialização do vinho. Os grandes e famosos vinhedos conseguiram atender a crescente demanda por vinho, que se transformou em um fenômeno de moda no mundo inteiro. Atualmente, países como a África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil Chile, Estado Unidos e outros, que começaram uma disputa buscando oferecer bons vinhos e preços acessíveis a todas as classes sociais.

OS BENEFÍCIOS DO VINHO: O vinho é considerado um alimento na maioria dos países produtores. É benéfico porque possui substâncias consideradas nutrientes funcionais, como: o resveratrol, o tanino, os pigmentos antioxidantes e até mesmo o álcool. O resveratrol tem ação protetora dos vasos sanguíneos e protege contra a degeneração dos tecidos, ou seja, tem ação de bloqueio do processo acelerado de envelhecimento. Depois, o tanino é digestivo agindo como uma enzima. Os pigmentos como as antocianidinas, antocianinas, flavonóides, trabalham como antioxidantes contra os radicais livres, com ação antinflamatória, entre outras numerosas funções. E por fim, o álcool. Está provado que o álcool de boa qualidade em pequenas quantidades é benéfico, pois favorece a digestão das gorduras e melhora o metabolismo. Mas em excesso é muito prejudicial.