quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni


CAPÍTULO 13 – BORDEAUX



CLIMA E VITICULTURA: Clima marítimo moderado que se beneficia do efeito quente da corrente do Golfo. Perigo com a umidade e chuvas (proteção natural do Bosque da Landas e das dunas). Viticultura pose se estender até outubro.


CASTAS E VINIFICAÇÃO: Os vinhos são produzidos por blend de uvas, pois é muito arriscado depender somente de uma casta (geada severa, chuva forte e não amadurecimento correto). Melhores vinhos utilizam barricas novas de 225litros. Existe a figura do négociant.

CABERNET SAUVIGNON: Presente na margem esquerda no Haut-Médoc, Médoc e Graves. Solo com pedra cascalho aumenta a temperatura da vinha.

CABERNET FRANC: Amplamente plantada em Saint-Émilion, em em menor medida NO Médoc e em Graves. Produz vinhos menos corpo e taninos que a Cabernet Sauvignon.

MERLOT: Casta mais plantada em Bordeaux, grande importância em Saint-Émilion e Pomerol (margem direita). Solos argilosos (mais frios – precisa de menos calor que a Cabernet Sauvignon para amadurecer).

PETIT VERDOT: Só amadurece em anos mais quentes. É adicionada ao corte para adicionar tanino, cor e notas especiadas. Seus vinhos envelhecem muito lentamente.

SÉMILLON: Importante na produção de vinhos doces e vinhos secos de Pessac-Léognan e de Graves.

SAUVIGNON BLANC: Nos vinhos doces proporciona acidez. Fermentado seco Entre-Deux-Mers.

MUSCADELLE: Papel secundário no corte de vinhos doces e secos.


AS CLASSIFICAÇÕES EXISTENTES EM BORDEAUX:
MÉDOC E SAUTERNES: Classificação de 1855. Melhores vinhos são chamados de Cru Classé. Dividido em 5 categorias e o topo da lista no Médoc está o Château Lafite Rothschild, Château Latour, Château Margaux e Château Mounton Rothschild, juntamente com o Château Haut-Brion de Graves. Já em Sauterns tem 3 categorias e o Château d´Yquem ocupa a primeira posição. A Classificação Cru Bourgeois é concedida a um vinho de uma safra específica.

GRAVES (PESSAC-LÉOGNAN): Não há categoria, todos os vinhos podem ser denominados Cru Classé.

SAINT-ÉMILION GRAN GRU: Está integrado ao sistema de denominação de origem. A categoria mais baixa é Saint-Émilion Grand Cru Classé. Acima dessa categoria está Saint-Émilion Premier Grand Cru Classé que se subdivide em Premier Grand Cru Classé A (os melhores) e Premier Grand Cru Classé B. a cada 10 anos os Châteaux são reclassificados.


REGIÕES E VINHOS:
DENOMINAÇÕES GENÉRICAS: Bordeaux e Bordeaux Supérieur (nível de álcool mais alto). Clairet e Rosé de Bordeaux.

OS TINTOS DO MÉDOC E DE GRAVES: Mais ao norte no Médoc, solo predominante de argila com cascalho e uva Merlot (vinhos para consumo mais rápido). Já em Haut-Médoc o solo é predominante de cascalho e a cabernet Sauvignon é a uva predominante nas comunas de Saint-Estèphe, Pauillac, Saint-Julien e Margaux. Mais ao Sul, também Cabernet Sauvignon a região de Pessac-Léognan. E por último Graves, vinhos menos encorpados utilizando a Merlot no corte.

SAINT-ÉMILION E POMEROL: Solos mais frios. Uva Merlot.
CÔTE DE BORDEAUX: Vinho tinto menos conhecidos das denominações de Blaye, Cadillac, Castillon e Francs. Base Merlot e consumo imediato. Outros produtores que não se juntatam a esses utilizam o Côtes de Boroug (vinhos em um estilo similar). Não confundir com Premières Côtes de Bordeaux que é uma denominação de origem de vinho doce.

OS VINHOS BRANCOS DE QUALIDADE SUPERIOR: Graves e Entre-Deux-Mers produzem sauvignon blanc sem madeira. Já em Pessac-Léognan se utiliza o corte com a sémillon e normalmente são fermentados e envelhecidos parcialmente em madeira (classificados como cru classe).

VINHOS DOCES: Entre o Garonne e seu afluente Ciron. Esses vinhos criam condições ideais para desenvolvimento da podridão. Utilização da técnica de passerillage. Mehores vinhos são do Sauternes (village de Barsac). Utilização das uvas Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle. Fermentação e envelhecimento em barricas.