sexta-feira, 23 de agosto de 2019

RESUMO PARA A PROVA WSET 3 - CAPÍTULO 30 – ESPANHA

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 30 – ESPANHA


CLIMA E VITICULTURA: A costa norte e noroeste tem um clima marítimo (alta precipitação). A costa leste desde a Catalunha até o Levante têm um clima mediterrâneo moderadamente quente (moderado pela altitude oi influência do mar). A Meseta Central o clima é continental quente (baixa precipitação). Com exceção do noroeste, o calor e a falta de água são um desafio. A condução em vaso e com baixa densidade de plantação continuam sendo a melhor forma de maximizar a quantidade de água disponível. Utilização da canópia para fazer sombra nos lugares mais quentes.


CASTAS E ESTILOS DE VINHO: Os vinhos econômicos poderão não ter madeira e a maceração semicarbônica é frequentemente utilizada para reforçar o carácter frutado desses vinhos. Os melhores vinhos são quase sempre envelhecidos em madeira de carvalho. 

TINTAS: Tempranillo (principal uva, pode ser feita em um estilo frutado ou amadeirado; pode ser utilizada em cortes), Garnacha Tinta (importante nas vinhas velhas em Priorat; faz alguns rosés), Monastrell (ou Mourvèdre, cultivada na DO Yecla e Jumilla, onde faz vinhos encorpados), Graciano (cultivada em Rioja e utilizada em cortes para ajudar o vinho a envelhecer), Cariñena (é a Carignan, mas em Rioja se chama Mazuelo utilizada nos cortes com a Tempranillo em Rioja e Priorat), Mencía (fruta fresca, acidez média e toque herbáceo), Cabernet Sauvignon, Merlot.

BRANCAS: Verdejo (vinhos de corpo ligeiro, alta acidez e sabores de melão e pêssego; muito usada em cortes), Sauvignon Blanc, Albariño (vinhos refrescantes, com sabores de fruta cítrica e fruta de caroço), Airén (casta mais plantada da Espanha; em La Mancha; produz vinho branco seco e Brandy de Jerez), Viura (ou Macabeo, juntamente com a Parellada e Xarel-lo são utilizadas para produção de espumantes; a Viura em Rioja faz um vinho sem madeira, aromas de ervas e especiarias) e Chardonnay.


LEGISLAÇÃO SOBRE O VINHO EM ESPANHA:
VINO: Vinhos sem categoria.

VINHOS DOP: Ou, tradicionalmente DO (Denominación de Origen) que devem ser de uma qualidade mínima determinada e devem satisfazer especificações no que diz respeito as castas, viticultura e localização.

DENOMINACIÓN DE ORIGEN CALIFICADA (ou QUALIFICADA) DOCa (ou DOQ): As DO que tenham pelo menos 10 anos podem se candidatar a categoria de maior prestígio. Existem apenas duas: Rioja e Priorat.

VINOS PAGO (VP): Se aplica a um pequeno número de propriedades com elevada reputação (a uva e a vinificação devem ser feitos na propriedade).

VINHOS IGP: Termo tradicional Vino de la Tierra (VdIT).

ENVELHECIMENTO: Os produtores amadurecem seu vinho na vinícola antes de liberá-lo (apenas quando está pronto para beber). Sin Crianza ou Vino Joven: Sem barrica, pronto para consumo. Crianza: 2 anos em vinícola, sendo 6 meses em barrica (12 meses para Navarra, Rioja e Ribera del Duero). Reserva: 3 anos em vinícola, sendo 12 meses em barrica. Gran Reserva: 5 anos em vinícola, sendo 18 meses em barrica (24 meses para Navarra, Rioja e Ribera del Duero).


REGIÕES E VINHOS:
O ALTO EBRO:
RIOJA: Subdivide-se em 3 regiões: Rioja Alavesa (vinhos mais ligeiros), Rioja Alta (vinhas variam entre 500 a 800metros), Rioja Baja (clima menos marítimo, verões mais quentes e menor preciptação). A Tempranillo é a principal casta, vinhos com sabores de frutas vermelhas e níveis médios de tanino; pode-se utilizada no corte com outras uvas. Os melhores vinhos envelhecem em madeira. A Viura é a casta mais famosa para brancos em Rioja.
NAVARRA: Pouco mais frio que Rioja. Casta principal é a Tempranillo que pode ser adicionada a outras castas. Garnacha Rosé e vinhos brancos de Viura, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

CARIÑENA CALATAYUD: São duas DO vizinhas. Clima continental moderadamente quente e precipitação baixa. Garnacha é a casta principal. Melhores vinhos vem de vinhas velhas de Garnacha e Cariñena.



CATALUNHA: Tem a DO genérica para vinhos tranquilos que cobre toda a região. Região onde faz a CAVA.

PENEDÈS: Clima mediterrâneo. Altitudes de 800metros. Produção da CAVA (Macabeo, Parellada e Xarel-lo). Uvas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Pinot Noir.

PRIORAT: Clima mediterrâneo. Vinhas velhas de Garnacha e Cariñena. Melhores solos são o llicorella (ardósia vermelha com pequenas partículas de mica). Videiras em vaso e em encostas íngremes (difícil mecanização). Rendimentos muito baixos. Tintos de cor profunda, nível alto de taninos, nível médio e alto de álcool e fruta preta concentrada, aromas tostados.



O VALE DO DUERO:
RIBERA DEL DUERO: Isolada de qualquer influência marítima. Têm verões curtos, quentes e secos e invernos muito frios. A altitude de 850metros ajuda a moderar a temperatura. É uma DO de tinto e rosé. Tempranillo é a casta dominante e produz vinhos de cor escura e níveis altos de tanino. A Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot podem fazer parte dos cortes. A Garnacha é comum para os rosés.

TORO: Clima similar ao de Ribera. Vinhos da Tempranillo têm muito corpo, intensos aromas e sabores de fruta e níveis altos de álcool.

RUEDA: Produção de Verdejo e Sauvignon Blanc. Para vinhos de corte é obrigatório 50% de Verdejo. Os estilos vão de vinhos simples e frutados a versões mais ricas fermentadas em barril.



O NOROESTE:
RÍAS BAIXAS: Clima moderado úmido com influência do Atlantico. Casta Albariño em um estilo refrescante e sem madeira aproveitando a acidez natural e os sabores de fruta de caroço madura. Alguns vinhos são elaborados com um toque de madeira ou bâtonnage. Pouca produção de vinho tinto.

BIERZO: DO de tintos, principal uva é a Mencía. Melhores vinhos vêm de vinhas velhas e encostas íngremes e pedregosas.



O LEVANTE: 
VALENCIA: DO de vinhos de boa relação qualidade-preço. Grande número de castas internacionais. A Monastrell é a uva tinta mais plantada e as brancas são a Merseguera, Moscatel de Alexandria e produção de vinho doce fortificado de Moscatel de Valencia.
JUMILLA E YECLA: Climas quentes e áridos, perfeitos para a Monastrell. Vinhos em um estilo jovem e frutado.



CASTILLA-LA MANCHA:
LA MANCHA: DO mais extensa. Casta mais plantada é Airén. Produção de Tempranillo (conhecida como Cencibel), Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Vinhos tintos e brancos econômicos e benfeitos. Tendência de produção de Vinos de Pago.


VALDEPEÑAS: DO com clima similar a La Mancha. Cultivam praticamente as mesmas uvas, porém aqui se tem no geral uma qualidade superior.