sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni


CAPÍTULO 4 – A VIDEIRA



ESPÉCIES DE VIDEIRA: Existe basicamente duas espécies de videiras: Vitis Vinifera que produz vinhos e as Videiras Americanas que são utilizadas para o porta enxerto.

CASTAS: Uma casta é o conjunto de plantas cuja origem remonta a uma única planta que foi propagada por uma série sucessiva de estacas e/ou de varas enraizadas por mergulhia.

ANATOMIA DA VIDEIRA: Basicamente se divide em Gomos, folhas, Gavinhas, flores e bagos, Madeira do ano, Madeira velha e Raízes.

CLONES: Cada videira ou grupo de videiras que apresenta um conjunto específico de características únicas é conhecido como clone. As melhores videiras são propagadas por estacas ou merguilhia.

CRUZAMENTOS: Uma nova variedade é produzida a partir de duas plantas de mesma espécie. Exemplo: Cabernet Sauvignon (Cabernet Franc e Sauvignon Blanc), Müller Thurgau (Riesling e Madeleine Royale) e Pinotage (Pinot Noir e Cinsault).

HÍBRIDOS: Uma nova variedade é produzida a partir de duas plantas de espécies diferentes (Americanca e Vitis Vinifera). Exemplo: Vidal. São utilizadas para o porta enxerto.

FILOXERA: É um inseto nativo da américa do Norte que se alimenta da raíz das videiras. A cepa americana é capaz de inibir o inseto obstruindo sua boca com uma seiva pegajosa e também forma capa protetora por trás das ferida protegendo da infecção causada pelo inseto.

PORTA-ENXERTOS: Solução para a filoxera, onde a Vitis Vinifera e enxertada na cepa Americana ou em um Híbrido. O porta-enxerto também traz vantagens como proteger a videira contra nematoides ou proporcionar maior resistência a condições de seca.

ENXERTIA: É a técnica utilizada para um porta-enxerto. A enxertia de mesa é a mais utilizada, as espécies são unidas e depois plantadas. Já a sobre-enxertia une a nova espécie em uma outra já plantada (permite o produtor mudar a cepa rapidamente).