sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni


CAPÍTULO 6 – GESTÃO DA VINHA



SELEÇÃO DO LUGAR: É feita com base nas condições do meio (clima, luz, solo...), nas questões relacionadas ao próprio negócio (mão de obra, eletricidade...) e a casta.

PLANTAÇÃO / REPLANTAÇÃO:  A videira só dá frutos após 3 anos que foi plantada. Vivem em média 30 a 50 anos de idade. O termo Vinhas Velhas se refere a videiras já estabelecidas – acreditam que elas dão frutos de melhor qualidade e concentração de sabores, porém tem baixo rendimento.


CUIDAR E CONTROLAR A VIDEIRA: 
CONDUÇÃO DA VIDEIRA: Pode ser de forma baixa para se beneficiar do calor retido pelo solo ou alta para evitar geadas. Pode ser Condução em Cabeça ou Cordão.

PODA DA VIDEIRA: Poda de inverno (determinar o número e a localização dos gomos que irão originar os pâmpanos na próxima temporada), Poda em Talão (poucos gomos), Poda em Vara (mais longa e com mais gomos, pode ser Guyot Simples – uma vara; ou Guyot Duplo – duas varas). Poda de verão (restringe o crescimento vegetativo e concentra os açúcares para as uvas). 

EMBARDAMENTO E GESTÃO DA CANÓPIA: O embardamento é a estrutura permanente de postes e arames usada para sustentar as varas e o crescimento anual da videira. 3 razões que justificam utilizar o embardamento: 1 – Utilizar para controlar a exposição de luz solar (canópia mais aberta). 2 – Melhorar a circulação de ar. 3 – ajudar na mecanização da vinha (colheira e pulverização de inseticidas). O sistema mais utilizado é a espaldeira.

DENSIDADE DE PLANTAÇÃO: É o número de videiras plantadas em determinada área. Leva-se em conta os nutrientes e a água. Exemplo: 10.000 videiras por hectare.

RENDIMENTOS: É a medida da quantidade de uvas produzidas. Exemplo: Toneladas de uva por hectare ou hectolitros por hectare.


CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS DA VIDEIRA:
PRAGAS: Filoxera, Nematoides (vermes que atacam as raízes da videira afetando a capacidade da planta absorver água), Aves e Mamíferos, Insetos.
DOENÇAS FÚNGICAS: Oídio e Míldio (fungos), Podridão Cinzenta (Fungo Botrytis Cinerea que ataca as uvas – obs: pode ser uma podridão nobre).

VÍRUS: Existem números tipos de vírus que podem limitar a capacidade da videira.

DOENÇAS BACTERIANAS: Existem numerosos tipos de bactérias, a mais famosa é pelo inseto da cigarrinhas.


PRÁTICAS DE VITICULTURA: Buscam diminuir a quantidade de produtos químicos e fazer o controle das pragas. Agricultura Sustentável, Agricultura Biológica e Agricultura Biodinâmica.

VINDIMA: Procura-se colher quando as uvas tem o equilíbrio ideal entre açúcar, ácido, sabor e tanino. A vindima pode ser Mecânica ou Manual. Essa escolha dependerá de uma série de fatores: como está plantada a vinha, disponibilidade e custo de mão de obra, topografia da vinha, condições do tempo, escolhas de vinificação.